No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua
capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando
os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização
da função social da escola pública no contexto atual.
✂️ a) A escola pública contemporânea tem como função primordial a homogeneização cultural, eliminando as particularidades dos
sujeitos em favor da constituição de uma cidadania padronizada e inquestionável. ✂️ b) A função social da escola pública, embora tensionada por forças de mercado e interesses hegemônicos, ainda se estrutura na
possibilidade de formação de sujeitos autônomos, críticos e capazes de intervir na realidade social. ✂️ c) A escola pública configura-se como espaço de reprodução das desigualdades sociais, conforme teorias críticas como as de
Bourdieu e Passeron, não possuindo, entretanto, potencial algum para resistir a essa lógica reprodutora. ✂️ d) No contexto contemporâneo, a função social da escola pública é restrita à capacitação técnica de mão de obra, abandonando
qualquer compromisso com a formação cidadã e a crítica social. ✂️ e) A escola pública atual exerce sua função social principalmente por meio da neutralidade ideológica, assegurando que todos
os estudantes recebam informações objetivas, livres de quaisquer influências sociais, culturais ou políticas.