O debate no campo da Pedagogia na contemporaneidade visa superar a fragmentação do conhecimento e conduz à reflexão
sobre os conceitos importantes como, por exemplo, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Tais perspectivas propõem
reorganizações curriculares e metodológicas que ultrapassam as fronteiras tradicionais das disciplinas, em busca de uma
compreensão mais ampla e integrada dos fenômenos. Desse modo, podemos considerar que:
✂️ a) a interdisciplinaridade propõe a completa dissolução dos saberes disciplinares, negando a existência de campos de conhecimento
distintos e defendendo a homogeneização epistemológica. ✂️ b) a transdisciplinaridade, ao contrário da interdisciplinaridade, não reconhece a existência de níveis diferentes de realidade,
tratando todos os fenômenos de forma equivalente e linear. ✂️ c) a interdisciplinaridade, em sua essência, restringe-se à mera coordenação de conteúdos, sem implicar mudanças nos modos
de pensar e nas bases epistemológicas dos campos envolvidos. ✂️ d) a transdisciplinaridade limita-se a ações pedagógicas colaborativas entre disciplinas afins, sendo caracterizada pela simples
justaposição de conteúdos para fins didáticos. ✂️ e) a interdisciplinaridade implica relações de reciprocidade e de interpenetração entre disciplinas distintas, buscando a construção
de um saber mais abrangente, mas sem eliminar a especificidade de cada área.