Segundo Philippe Perrenoud (1999), “uma competência não é uma soma de saberes, mas a capacidade de mobilizá-los de
forma pertinente em um contexto determinado”. Esta definição foi incorporada de forma estruturante nas diretrizes curriculares
brasileiras e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma proposta formativa voltada ao desenvolvimento
de competências gerais e específicas, estruturadas por meio de habilidades progressivas e contextualizadas. Tendo por base o
exposto, marque o item que informa corretamente a forma como o conceito de competência é operacionalizado na BNCC, em
articulação com o desenvolvimento de habilidades, considerando os princípios da formação integral e da mobilização de saberes
em contextos complexos.
✂️ a) A BNCC define competências apenas como indicadores de desempenho acadêmico, estabelecendo metas universais de
rendimento que devem ser atingidas por todos os estudantes, independentemente de suas realidades socioculturais. ✂️ b) A estruturação por competências e habilidades na BNCC foi inspirada exclusivamente nos modelos do mercado de trabalho,
priorizando a preparação técnica dos estudantes para o mundo produtivo em detrimento das dimensões éticas, culturais e
subjetivas da formação humana. ✂️ c) A BNCC operacionaliza o conceito de competência como a integração de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
mobilizados para resolver situações complexas e agir eticamente na sociedade, sendo seu desenvolvimento estruturado por
habilidades específicas em cada componente curricular, sempre em articulação com as competências gerais. ✂️ d) A distinção entre competências e habilidades na BNCC é meramente nominal, pois ambas se referem às mesmas capacidades
cognitivas mensuráveis, sendo intercambiáveis nos documentos curriculares. ✂️ e) A BNCC propõe um currículo fragmentado por áreas de conhecimento, com competências desconectadas das práticas
pedagógicas e das demandas formativas contemporâneas, visando preservar o modelo disciplinar tradicional da escola
brasileira.