Em Educação e Currículo , Tomaz Tadeu da Silva (2001) afirma que “o currículo é uma construção social e política, produto de
relações de poder, que expressa intencionalidades formativas historicamente situadas”. Essa compreensão crítica rompe com visões
tradicionais e neutras do currículo e orienta propostas contemporâneas de organização curricular na Educação Básica brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta uma forma de organização curricular coerente com os princípios da interdisciplinaridade,
da contextualização e da articulação entre saberes, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC).
  ✂️         a) O modelo disciplinar fragmentado, que distribui o conhecimento em compartimentos estanques e garante a especialização dos
saberes escolares, assegurando maior controle e mensuração do desempenho individual.      ✂️         b) A organização curricular por áreas do conhecimento, que permite a articulação entre diferentes disciplinas, promovendo
abordagens integradoras dos conteúdos, com base em projetos, eixos temáticos e competências formativas amplas.      ✂️         c) A estruturação do currículo com foco exclusivo nos componentes curriculares obrigatórios, assegurando uniformidade nacional
e neutralidade pedagógica, em consonância com a lógica tecnicista da escola moderna.      ✂️         d) O currículo prescritivo baseado em metas e padrões fixos de desempenho, orientado por matrizes avaliativas externas e
descolado das especificidades locais e culturais dos estudantes.      ✂️         e) A fragmentação dos conteúdos por níveis crescentes de complexidade cognitiva, a partir de uma lógica hierárquica que valoriza
a repetição sistemática e a instrução direta como eixos centrais da aprendizagem.