De acordo Moreira et al. (2007), os movimentos sociais
identitários provocaram, a partir da segunda metade do
século XX, uma série de transformações no campo do
currículo.
Qual alternativa corretamente descreve a compreensão
dos autores a respeito dessa temática?
a) Movimentos sociais fundamentados por uma identidade cultural passaram a reivindicar reconhecimento
nos currículos, seja porque esse reconhecimento não
existia, seja porque tratava a sua diferença de modo
considerado inadequado.
b) O identitarismo resultou na fragmentação das diretrizes e bases curriculares, levando à perda do senso
de unidade nacional na educação em favor de grupos
minoritários e, portanto, não representativos da população brasileira.
c) Ao se ocupar da formação identitária do alunado, o
sistema curricular invade um espaço consagrado à
vida privada das famílias, o que provoca conflitos e
desvios na função social da escola pública.
d) Para que o Brasil possa superar suas desigualdades
sociais, seu sistema educacional deve abdicar das
bases comuns curriculares, permitindo a cada escola
trabalhar com mais liberdade a identidade prevalecente de seu público.
e) O reconhecimento da diversidade é frontalmente
combatido pelos movimentos identitários, que trabalham pela noção radical de igualdade, ou seja, de
que a atenção sobre a diferença é um modo de
discriminação.