Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” (

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” ( l.12 e 14) poderia estar flexionada no singular.


📖 Texto associado

imagem-003.jpg
Clarice Lispector. O escrito. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” ( l.12 e 14) poderia estar flexionada no singular.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    No trecho, a forma verbal "haviam" está relacionada a "coisas", que é o sujeito da oração. Embora muitas pessoas usem "havia" no singular por ser impessoal, aqui o verbo concorda com o sujeito plural "coisas". A questão diz que, sem prejuízo da correção gramatical, poderia estar no singular, ou seja, "havia". Isso é possível porque o verbo "haver" no sentido de existir é impessoal e geralmente usado no singular, mesmo com sujeito plural. Portanto, flexionar no singular não prejudicaria a correção gramatical do texto.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.