Questões Português

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” ( l.12...

Responda: Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” ( l.12 e 14) poderia estar flexionada no singular.


1Q98847 | Português, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

imagem-003.jpg
Clarice Lispector. O escrito. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, a forma verbal “haviam” ( l.12 e 14) poderia estar flexionada no singular.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

No trecho, a forma verbal "haviam" está relacionada a "coisas", que é o sujeito da oração. Embora muitas pessoas usem "havia" no singular por ser impessoal, aqui o verbo concorda com o sujeito plural "coisas". A questão diz que, sem prejuízo da correção gramatical, poderia estar no singular, ou seja, "havia". Isso é possível porque o verbo "haver" no sentido de existir é impessoal e geralmente usado no singular, mesmo com sujeito plural. Portanto, flexionar no singular não prejudicaria a correção gramatical do texto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.