O documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
referente ao Ensino Fundamental, define que:
(...) Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e
transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o
tratamento das questões trazidas pelos Temas
Transversais expõe as interrelações entre os objetos de
conhecimento, de forma que não é possível fazer um
trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma
perspectiva disciplinar rígida. A transversalidade promove
uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de
conhecimento, bem como a percepção da implicação do
sujeito de conhecimento na sua produção, superando a
dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, a
transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes
extra escolares, possibilitando a referência a sistemas de
significado construídos na realidade dos alunos.
Fonte: Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas
transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:
MEC/SEF, 1997, p.31. 146p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf (Último
acesso em 19/10/2024 às 16h)
Segundo o documento citado, os temas transversais são
importantes pois:
✂️ a) oferecem sentido social à procedimentos e conceitos
próprios das áreas convencionais. ✂️ b) caracterizam perspectivas similares de análise para
disciplinas que são muito distintas entre si. ✂️ c) apresentam formas rígidas de observação e análise de
diferentes conceitos. ✂️ d) delimitam fronteiras teóricas e práticas entre as
diferentes disciplinas escolares. ✂️ e) criam estratégias pedagógicas que buscam definir
melhor o espaço de cada área do conhecimento na
escola.