"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos
no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que
alunos com deficiência devem ser atendidos em
instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda
um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade
escolar, comprometida em adaptar o ambiente para
responder às necessidades de cada estudante."
(Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”.
Porto Alegre: Mediação.)
A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor
representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo
com os fundamentos apresentados.
✂️ a) Os alunos são integrados na escola comum, mas
participam de atividades exclusivamente com seus
pares com deficiência, para facilitar seu processo de
aprendizagem. ✂️ b) A escola realiza atividades de conscientização para a
comunidade escolar sobre a importância da
convivência com a diversidade e o respeito às
diferenças. ✂️ c) A escola possui classes especiais para alunos com
deficiência e realiza atividades em conjunto somente
em datas comemorativas. ✂️ d) As atividades são planejadas para que cada aluno
participe, sem a necessidade de adaptações, pois a
escola considera que todos devem se adaptar ao
currículo comum. ✂️ e) A escola mantém alunos com deficiência em classes
regulares, mas os exclui das avaliações formais para
evitar constrangimentos.