No Brasil, a produção e a utilização de informações sobre saúde se
processam em um contexto complexo de relações institucionais,
compreendendo variados mecanismos de gestão e financiamento.
Além das estruturas governamentais nos três níveis de gestão do
Sistema Único de Saúde (SUS), estão envolvidos outros setores de
governo que produzem informações relativas à saúde, instituições
de ensino e pesquisa, associações técnico-científicas, agências não
governamentais, organismos internacionais e instâncias de
controle social.
A estratégia de cooperação centrou-se na criação da Rede
Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).
Acerca da atuação da Ripsa, é correto afirmar que
✂️ a) baseia-se na viabilização de parcerias entre entidades
representativas dos segmentos técnicos e científicos nacionais
envolvidos na produção, análise e disseminação de dados,
objetivando sistematizar informações úteis ao conhecimento
e à compreensão da realidade econômica brasileira e de suas
tendências. ✂️ b) os mecanismos de trabalho conjunto são operados com
recursos definidos em instrumento de cooperação entre o
Ministério da Saúde, Ministério da Economia e a Opas
(Organização Panamericana de Saúde). ✂️ c) o Ministério da Saúde catalisa iniciativas nacionais e
internacionais pertinentes, contribuindo para a continuidade
dos processos de trabalho conjunto. ✂️ d) pressupõe o consenso sobre conceitos, métodos e critérios de
utilização das bases de dados, tendo em vista subsidiar
processos de formulação e avaliação de políticas e ações de
interesse dos poderes públicos, gestores, órgãos colegiados e
de controle social do SUS, entidades técnico-científicas e
organizações internacionais. ✂️ e) contribui para aperfeiçoar a capacidade nacional de produção
e manutenção em sigilo de informações para políticas de
saúde.