Questões de Concursos Gestão de Pessoas

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1Q44027 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Todo processo de seleção de pessoal baseia-se, fundamentalmente, na análise comparativa de dois campos:
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2Q34772 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor:
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3Q39021 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFSE, FDC

A capacidade que uma pessoa tem de reduzir as incertezas e influenciar um grupo em determinadas situações, por meio da comunicação humana, para atingir objetivos específicos, relaciona-se com o conceito de:
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4Q29524 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

Um dos elementos essenciais do processo formal de planejamento estratégico organizacional é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais.

Um objetivo adequadamente formulado atende a certos critérios, entre eles:
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5Q6617 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

De acordo com a Teoria Clássica, a divisão do trabalho processa-se de duas maneiras distintas: vertical e horizontal. A divisão do trabalho no sentido horizontal é denominada
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6Q30082 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Técnico Administrativo, Copergás PE, FCC

José e João vivem uma situação de conflito manifesto na VivaGás. O gestor da Unidade busca uma solução que atenda aos anseios de ambos, por meio de discussão honesta, na qual José e João devem demonstrar confiança e atitude aberta.

O estilo de gerenciamento de conflitos adotado pelo gestor é denominado
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7Q44029 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Desempenho humano é diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o querer fazer e o saber fazer. Conceitualmente, entende-se que saber fazer é a condição
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8Q6614 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Sobre os conceitos de líder e liderança, assinale a alternativa correta.
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9Q44028 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Todo processo de treinamento envolve mudança; portanto, deve-se prever resistências naturais ao longo de todo o seu desenvolvimento. 

É um pressuposto considerado
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10Q21597 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, ANA, ESAF

O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
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11Q39238 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Judiciário, TST, FCC

Sobre motivação, é correto afirmar que
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12Q34769 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

Sobre a cultura organizacional, analise:

I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.

É correto o que consta APENAS em
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13Q32642 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.
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14Q31641 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

“A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal-entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa.” (MARTINIANO, 2007, p.156).

De maneira genérica, existem dois tipos diferentes de formação de esquemas de comunicação numa empresa: formal e informal. E as comunicações podem ser realizadas por intermédio dos seguintes fluxos: horizontal; diagonal ou transversal; e vertical. São desvantagens das comunicações horizontal e diagonal as elencadas a seguir, com exceção de uma. Qual?
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15Q6549 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com Edgar H. Schein, existem 3 níveis de análise da cultura organizacional. De acordo com os níveis citados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode- se notar como as pessoas se vestem, como falam,sobre o que conversam, como se comportam, quais coisas são importantes e relevantes a elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

( ) Valores compartilhados: constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

( ) Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas”, adotada na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
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16Q20784 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.
De acordo com a administração científica, corrente que contribuiu para a consolidação da gestão de pessoas nas organizações, todo servidor tem necessidades sociais e econômicas que devem ser supridas pelas organizações de trabalho.
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17Q38953 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Sobre liderança, assinale a alternativa INCORRETA.
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18Q32641 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Sabe-se que o tema “Gestão de Pessoas” vem ganhando destaque nas organizações nos últimos anos, principalmente em virtude das necessidades de aumento da produtividade e de garantia da qualidade de vida do trabalhador. Sobre esse tema, julgue as afirmativas e marque a opção correta.

I. No século XXI, as principais preocupações referentes à Gestão de Pessoas são atrair, desenvolver e reter profissionais com talento, focando em estruturas organizacionais altamente verticais.
II. A introdução de novas tecnologias contribuiu para o desaparecimento de parte do trabalho básico, tradicional, braçal e burocrático nas empresas.
III. Duas variáveis críticas para a área de Gestão de Pessoas (GP) são desenhar estrutura de GP que esteja alinhada à estratégia da organização e desenhar novos processos e canais de comunicação apropriados para esse novo contexto organizacional.
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19Q21539 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Um dos desafios da Gestão de Pessoas estratégica diz respeito ao gerenciamento do binômio qualidade de vida versus quantidade de vida. A quantidade de vida é o grau em que prevalecem valores como afirmação, aquisição de dinheiro e bens materiais e concorrência. A qualidade de vida é o grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o bem-estar dos outros. A respeito da qualidade de vida no trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.

II - Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, a maioria delas acarreta a reformulação dos cargos.

III - Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.

IV - Quando as tarefas são agrupadas, de modo que os empregados sintam que estão fazendo uma contribuição identificável, a qualidade de vida no trabalho pode aumentar de modo significativo.

V - Os projetos de cargo que logram êxito consideram os elementos comportamentais para que os trabalhadores tenham uma alta qualidade de vida no trabalho.

São corretas APENAS as afirmações
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20Q33670 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico de Administração, DPE PR, PUC PR

Na comunicação interpessoal, o processo pelo qual o receptor traduz a forma escrita, falada ou simbólica de uma mensagem para uma mensagem compreensível é denominado:
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