Observe o comando SQL a seguir.

drop table T1, T2 cascade

No MYSQL, esse comando

A otimização de consultas em gerenciadores de bancos de dados é fundamental para o desempenho do sistema. Consultas escritas em SQL são particularmente propícias à otimização, porque essa linguagem

Triggers constituem construções especiais em PL/SQL, semelhantes a procedures. Enquanto uma procedure é executada explicitamente via uma procedure call, um trigger é executado implicitamente se um determinado evento acontece, a partir de um dos seguintes comandos:

Na prática de programação segura, a ação que pode ser adotada para mitigar ataques que exploram a inserção de comandos em campos de formulários dos sistemas, especialmente em sistemas web, como o ataque de "SQL Injection", é descrita como

Analise as afirmativas seguintes sobre a função e o processamento das cláusulas ?where?, ?having? e ?group by? em conjunto com funções de agregação em comandos SQL.

I. A cláusula ?where? é aplicada depois da agregação.

II. A cláusula ?having? é aplicada antes da agregação.

III. A cláusula ?having? não pode ser aplicada num comando contendo a cláusula ?group by?.

IV. A cláusula ?group by? estabelece a ordem de aplicação das cláusulas ?where? e ?group by?.

Está correto somente o que se afirma em:

Você administra um banco de dados de cotações usadas pelos vendedores de sua empresa. A empresa recentemente aprovou um aumento de preço de 10% para todos os produtos. Você precisa alterar os preços em sua base de dados de cotações para refletir este aumento. Em referência a este cenário, indique o tipo de consulta (query) SQL que deve ser usado.

Se as tabelas T1, T2 e T3 possuem, respectivamente, 10, 20 e 30 registros, o comando

SQL select * from t1, t2, t3

produz:

A necessidade de construir consultas aplicadas a sistemas de apoio à decisão levou à introdução de algumas construções especiais na linguagem SQL, que facilitam e estendem a agregação de dados. Dentre essas estão:

Considere a tabela teste, com uma coluna apenas, intitulada numero, contendo sete registros, com os números 1, 2, 3, 3, 4, 4, 5, um em cada linha. Considere ainda que os quatro comandos SQL, a seguir, tenham sido executados, em bloco, no MS SQL Server ou no Oracle,

select distinct * from teste;

select * from teste union

select * from teste;

select distinct numero from teste;

select numero from teste group by numero;

Desconsiderando eventuais inversões na ordem em que os valores são apresentados, assinale a conclusão correta com relação à equivalência dos resultados dessa execução.

Em relação aos componentes do custo de execução de uma consulta SQL, analise as afirmativas a seguir.

I. O custo de acesso ao armazenamento secundário considera os custos de transferência (ler e gravar) blocos entre o armazenamento secundário e os buffers de memória principal.

II. O custo de memória diz respeito ao número de buffers de memória principal necessário para a execução de uma consulta.

III. O custo de comunicação diz respeito ao tempo de realizar as operações na memória em registros dentro dos buffers de dados.

Está correto o que se afirma em

Nos comandos SQL que empregam funções de agregação em conjunto com a cláusula group by, é possível filtrar linhas do resultado depois da aplicação das funções de agregação por meio da cláusula:
A tecnologia XQuery é recomendada pelo W3C (World Wide Web Consortium) para realização de consultas em dados no formato XML. A XQuery é para o XML o que a linguagem SQL é para as bases de dados. As consultas do XQuery se dão através de path expressions (para navegação nos elementos do XML) e functions (para extração de dados no XML). Sobre as funções do XQuery, é correto afirmar que a função:
Durante o processo de otimização de consultas SQL, o otimizador utiliza várias condições simples em uma condição de seleção conjuntiva. A condição que estabelece a razão entre o número de registros que satisfazem uma dada condição e o número total de registros no arquivo, é chamada de

Views criadas nos bancos podem, de acordo com alguns critérios, ser naturalmente atualizáveis, o que significa, por exemplo, que podem ser objeto de comandos update do SQL sem a necessidade de mecanismos auxiliares ou triggers. Essa característica depende da expressão SQL que define a view e das tabelas/views de origem. Considere alguns tipos de construções SQL que podem ser empregadas na definição de uma coluna de uma view:

I. funções de agregação, tais como sum, avg

II. funções escalares, tais como sin, trim

III. expressões aritméticas

IV. expressões condicionais, tais como case

V. literais

VI. subconsultas

Está correto concluir que uma determinada coluna NÃO pode ser objeto de atualização quando resultar de qualquer dos tipos: