A dureza de uma água é definida pelo alto teor de calcário na solução. A água de um rio foi analisada por um técnico em Química para avaliar sua dureza, por meio da presença dos íons cálcio e magnésio. O técnico retirou a alíquota de 25 mL da amostra, ajustou para pH 10 e titulou com o complexante ácido etileno diamino tetracético (EDTA) 0,01 mol/L. Gastou o equivalente a 12 mL do complexante na bureta.
Considerando apenas o cálcio como mineral presente na água, qual é a concentração mais próxima, em mol/L, do metal na amostra?
Em uma análise colorimétrica da solução de permanganato de potássio (KMnO4 ), esta foi diluída 100 vezes e, posteriormente, foi avaliado seu sinal de transmitância a 520 nm. O valor obtido foi de 0,1 em uma cubeta, cujo caminho óptico é de 1,00 cm de comprimento. Sabe-se também que a absortividade molar do permanganato de potássio tem o valor de 2,3 x 103 mol–1 L cm–1.
Qual o valor mais próximo da concentração inicial, em mol/L, da solução de permanganato de potássio?