Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade: I. Nado de 100M. II. Maratona. III. Vôlei. IV. Futebol americano. Quais estão corretos?
A função básica do sistema cardiocirculatório é proporcionar fluxo sanguíneo necessário para manter a homeostasia dos vários tecidos do organismo; ou seja, atender às necessidades dos tecidos: transportar nutrientes, remover produtos de excreção, levar hormônios, etc. O fluxo sanguíneo para cada tecido do corpo é quase sempre precisamente controlado em relação às necessidades metabólicas dos músculos esqueléticos em atividade e, portanto, as respostas cardiovasculares ao exercício serão dependentes do seu tipo, intensidade e duração. Segundo Araújo, Leite e Barros, os principais efeitos cardiovasculares que ocorrem durante os exercícios são: I. Descarga simpática em massa. II. O aumento do débito cardíaco. III. A diminuição da pressão arterial. Quais estão corretas?
Conforme Cláudio Gil Soares de Araújo, o corpo humano utiliza três sistemas de energia principais para provisão da força muscular, necessária nas provas atléticas e nas atividades físicas diversas. Relativamente a esses sistemas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de sistemas às suas respectivas características. Coluna 1 1. Fosfágeno. 2. Glicogênio ácido lático. 3. Aeróbico. Coluna 2 ( ) Libera energia pela conversão do glicogênio em ácido lático. ( ) Libera energia pela metabolização dos carboidratos, das gorduras e das proteínas com o oxigênio; os carboidratos e os lipídios são os principais combustíveis metabólicos do exercício. ( ) Armazena energia de ligações de alta energia do trifosfato de adenosina e da fosfocreatina; constitui o suprimento energético imediato para a contração muscular. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quanto maior for a temperatura ambiente, maior a quantidade de calor perdida pelo organismo através da evaporação do suor e menor será a quantidade de calor perdida pelo contato direto da pele com o ambiente. Quanto mais elevada for a umidade relativa e mais intensos os raios solares, maior terá que ser a quantidade de suor produzida para resfriar o atleta. Em climas quentes, úmidos e sem vento, o organismo perde mais água. Quando o sintoma da desidratação aparece, a atividade física deve ser suspensa imediatamente. São sintomas sugestivos da desidratação em atletas, EXCETO:
A mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício é possibilitada pelo uso da calorimetria. Conforme Powers, aquela que estima a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio é denominada calorimetria:
São inúmeras as alterações fisiológicas desencadeadas em quase todos os sistemas do corpo pelo treinamento físico. Essas alterações, em geral, são no sentido de promoção da saúde. Tanto o treinamento aeróbico quanto o anaeróbico provocam significativas adaptações estruturais, funcionais e metabólicas sobre as fibras musculares esqueléticas. Em relação aos principais efeitos crônicos sobre as fibras musculares no treinamento aeróbico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas. ( ) Redução seletiva do tamanho das fibras de abalo lento. ( ) Maior relação numérica entre capilares por fibras. ( ) Falta de aumento na quantidade citoplasmática de mioglobina. ( ) Melhoria na função mitocondrial (aumento do número, tamanho e eficiência). ( ) Diminuição da atividade das enzimas envolvidas com processo oxidativo. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: