Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
O Desvio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A gravidade do DF não influencia na inteligibilidade da fala da criança. ( ) A avaliação da fonologia é composta de três provas: nomeação de figuras, imitação de palavras e fala espontânea. ( ) O melhor método de avaliação é através da coleta de amostras de fala espontânea, uma vez que é possível analisar a fala encadeada e controlar o material de fala. ( ) A prova de imitação de palavras torna possível verificar a capacidade da criança de perceber a produção-alvo do som e produzi-lo, corretamente, diante do modelo do avaliador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Em relação às Articulações Compensatórias (AC), associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: 1- Fricativa faríngea 2- Fricativa nasal posterior 3- Fricativa velar
Segunda coluna: ( ) É produzida pela fricção decorrente da aproximação do dorso da língua e do palato mole. São percebidas como /k/ e /g/ distorcidos, pois ocorre perda da qualidade da oclusão. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas e às africadas. Nessa produção, o dorso da língua se volta para a parede posterior da faringe gerando fricção, que ocorre abaixo da válvula velofaríngea, prejudicando a movimentação das estruturas envolvidas no mecanismo velofaríngeo. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas, quando o palato mole se aproxima da parede posterior da faringe. Em alguns casos, a fricção é gerada na região velofaríngea e, em outros, a língua se eleva e posterioriza, indicando a participação lingual para compensar a disfunção velofaríngea.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas: