Assinale a alternativa correta para diagnóstico, tratamento de eleição e prognóstico, respectivamente.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O vírus da parvovirose pode permanecer durante meses em um ambiente, sendo conhecido por sobreviver em objetos, como roupas, cobertores, potes de ração ou até mesmo no próprio piso. Por isso é importante que qualquer material fecal ou vômito seja removido com água sanitária.
II. A raiva é uma enfermidade que ocorre de maneira não endêmica em países ao sul do Equador, exclusivamente. Suas formas epidemiológicas obedecem a uma divisão didática, sendo as menos conhecidas a raiva urbana e a raiva aquática.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Leishmaniose Cutânea (LC) é definida pela presença de lesões exclusivamente na pele, que se iniciam no ponto de inoculação das promastigotas infectantes, através da picada do vetor, para qualquer das espécies de Leishmania causadoras da doença.
II. A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada maior é chance de sucesso do tratamento.
Marque a alternativa CORRETA:
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A oxidação é parte anormal do metabolismo. A função e a viabilidade celular, bem como a integridade estrutural e funcional de órgãos, são prejudicadas pelo fornecimento constante de oxigênio e de glicose.
II. Na fase inicial da cinomose, acontece o acometimento do sistema linfático, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A cinomose canina é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).
II. Nos bovinos machos, os espermatozoides são extremamente resistentes aos possíveis danos induzidos pelo estresse oxidativo, porque suas membranas contêm grandes quantidades de ácidos graxos polinsaturados.
Marque a alternativa CORRETA:
( ) A forma aguda ou superaguda da doença caracteriza-se por um quadro de pleuropneumonia exsudativa, fibrino-hemorrágica e necrótica não purulenta. ( ) Aderências de pleura e pericárdio e focos de necrose pulmonar encapsulados são comuns na forma crônica da PPS. ( ) Nos suínos jovens, artrites e artroses são sequelas frequentes da PPS. ( ) O agente da doença é um vírus RNA que infecta os macrófagos alveolares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O nome cinomose já nos diz muito sobre a doença, já que o prefixo cino sempre é referente aos cachorros. Sendo assim, seu caráter infeccioso se restringe apenas aos cães, ou seja, a cinomose não afeta os gatos.
II. O método epidemiológico consiste, entre outras coisas, na procura de características peculiares ao grupo de doentes e que sirvam para identificar as condições que propiciam a ocorrência da enfermidade.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Existe uma relação indireta entre os hábitos alimentares das aves e seus respectivos bicos, pois, para cada espécie aviária, a adaptação evolutiva do bico se deu conforme o clima da região onde aqueles indivíduos habitavam.
II. O animal que teve a cinomose evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As zooantroponoses são as doenças que acometem animais domésticos, apenas, e podem afetar seres humanos com o sistema imunológico deficiente. Esse grupo de doenças têm sintomas em comum, independentemente do hospedeiro, e costumam resultar em óbito (seja em um paciente humano ou mesmo em um animal).
II. Um cão infectado pela cinomose elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente.
Marque a alternativa CORRETA:
Algas são microrganismos eucarióticos, saprofíticos que estão amplamente distribuídos no meio ambiente, especialmente na água. Prototheca zopfii é uma alga sem coloração, associada à doença nas espécies canina e bovina. Essa alga cresce aerobiamente e no meio de ágar-sangue, formando colônias semelhantes às das leveduras. As infecções causadas por essa alga são oportunísticas. P. zopfii, nas vacas, está implicada como um dos agentes de:
Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública.