Publicidade|Remover

O recrutamento e a seleção têm por objetivo encontrar as pessoas certas para ocupar as vagas abertas em uma organização. Considerando essa informação, julgue o item .

Uma entrevista na qual o candidato tem máxima liberdade para se expressar e o entrevistador não especifica as questões ou as respostas denomina‐se entrevista não diretiva.

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.

A entrevista padronizada apenas nas perguntas é a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato.
A respeito da entrevista, julgue os itens a seguir.

I A entrevista do tipo enquete é realizada em profundidade sobre determinado tema e com personalidades influentes. II A entrevista pingue-pongue apresenta uma sequência de perguntas do repórter e de respostas do entrevistado. III Ao se realizar uma entrevista para um veículo impresso é obrigatório esperar a autorização do entrevistado para publicação.

Assinale a opção correta.

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

No geral, as coletivas são entrevistas organizadas semanalmente, dentro da pauta ordinária das organizações, para transmitir informações que sejam do interesse dos veículos de comunicação.

As técnicas de entrevista jornalística são fundamentais para os jornalistas obterem informações precisas, relevantes e significativas para suas reportagens. Sobre esse assunto, julgue as frases abaixo.

I. As perguntas fechadas permitem que o entrevistado forneça respostas mais detalhadas e expressivas, enquanto as perguntas específicas podem ajudar a obter informações concretas e diretas.
II. É importante criar um ambiente confortável e de confiança para o entrevistado se sentir à vontade para compartilhar informações. Isso pode ser feito através de uma breve conversa inicial, mostrando interesse genuíno pelo entrevistado e demonstrando respeito.
III. Antes da entrevista, o jornalista deve pesquisar sobre o entrevistado e o assunto a ser discutido. Isso ajuda a formular perguntas relevantes e a ter uma compreensão mais profunda do contexto da entrevista.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):

No que se refere a produção jornalística, edição e revisão de informações e técnicas de produção, caraterísticas e linguagem jornalística, julgue o próximo item.

O tipo de entrevista que foca em diálogo direto, com base na sequência de perguntas e respostas, é denominado, no jornalismo, entrevista pingue-pongue.

Entrevista é a técnica de obter matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas, sendo um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Considerando as técnicas de entrevista, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirrma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Perguntas frouxas e equivocadas pressupõem respostas do mesmo teor. A inteligência das questões e a descoberta do mote correto podem transformar conversas aparentemente inócuas em grandes depoimentos. ( ) É importante que o entrevistador seja o condutor da entrevista. Ele só estará no comando se estiver bem informado e bem preparado. ( ) Em entrevistas com autoridades políticas, o improviso do repórter pode ser um grande aliado. O entrevistado cará mais à vontade para responder às perguntas se perceber que o repórter não domina o assunto. ( ) É fundamental a primeira pergunta ao entrevistado seja a pergunta-chave da entrevista, pois, caso seja deixada para o nal, o repórter poderá se esquecer de fazê-la ou o entrevistado poderá negar- se a responder. ( ) É recomendado que o repórter grave ou anote as palavras-chave da entrevista, já que muitas declarações envolvem números ou nomes de difícil entendimento.
Publicidade|Remover