Escolha a única opção que não representa os efeitos descritos:
Assina a situação que não é um fator de risco para reações adversas para administração venosa de meio de contraste iodado.
Assinale o exame em que esse equipamento pode ser usado.
Quais os principais riscos do exame com contraste?
Com base nessas informações, é correto afirmar:
As imagens radiológicas são extremamente importantes para aplicar um diagnóstico correto através das alterações e patogenias existentes. Para isso é necessário obter um bom nível de qualidade da imagem. A radiologia vem evoluindo com o passar das décadas, desde a descoberta do raio x por Wilhem Conrad Roentgen, há uma evolução crescente associada a necessidade de obter imagens perfeitas. Sobre os métodos de processamento de imagem, julgue as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I- No processamento convencional a imagem é produzida a partir de fótons que são gerados no tubo de raios-x, tais fótons variam a carga energética e são definidos como fótons de baixo, médio ou alto potencial energético.
II- No sistema de radiologia computadorizada (CR), o conjunto de filme-écran é substituído por um sistema de fósforos com características de luminescência foto-estimulável.
III- A maior limitação do sistema de radiologia computadorizada (CR), está relacionada a utilização de insumos químicos que são altamente nocivos e poluentes ao meio ambiente.
IV- A imagem digital é obtida pela conversão do feixe de radiação em sinais elétricos, que são realizadas através de detectores acoplados ao aparelho de raios-x e não requer uso de chassi ou cassete.
V- Outra vantagem importante do sistema de radiologia computadorizada (CR), se dá pelo fato de que as imagens são obtidas e exibidas no monitor e podem ser manuseadas, transferidas e armazenadas
A sequência CORRETA é:
IVIN•
1. Antes do início da urografia excretora o paciente deve estar de bexiga cheia, para visualização com mais clareza de suas paredes e seu conteúdo.
2. As indicações mais comuns para esse tipo de exame são: pesquisa de litíase renal e hidronefrose, entre outros.
3. Este exame é realizado por administração endovenosa e oral para que seja radiografado de forma seriada.
4. O contraste utilizado para o paciente com alergia ao iodo, pode ser substituído pelo bário.
5. As imagens por raios X, quando houver necessidade do estudo do ureter distal, são feitas de forma panorâmica em anteroposterior (AP) com paciente em decúbito dorsal.
Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas. Sobre contraste iodado, é correto afirmar que: