Publicidade|Remover
Participantes da resposta imunológica mediada por células (imunidade celular), os linfócitos T

Alergia é definida como resposta imunológica exagerada, desenvolvida após a exposição do organismo a substâncias estranhas (antígenos), e que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis e previamente sensibilizados. Nesse processo, observa-se a ação de diversos tipos celulares, cada qual com uma função específica. Entre os tipos celulares atuantes no processo alérgico encontramos os mastócitos, cuja função é

Os linfócitos T citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus por meio da

Com relação à tolerância imunológica, julgue os itens a seguir. A tolerância imunológica é induzida pela presença de grande quantidade de antígenos proteicos no organismo e pela intensa atividade de células efetoras que participam da resposta imunológica adquirida.

O sistema composto de proteínas que funcionam de maneira integrada na defesa do organismo contra infecções e na produção de quadros inflamatórios, apresentando como funções principais a indução e a liberação de mediadores inflamatórios, opsonização, promoção de fagocitose e lise bacteriana é denominado

Considerando aspectos de imunologia e doenças a ela associadas, assinale a opção correta.

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue os itens a seguir.

A rejeição ao enxerto é mediada somente por células T CD8+ citotóxicas, que são as células capazes de destruir o tecido enxertado.

Uma onça pintada foi capturada e verificou-se que ela apresentava febre e ferimentos em uma das patas traseiras, que estava inchada e com pequenos cortes. Considerando essa situação hipotética, conhecimentos imunológicos e as respostas sistêmicas aos danos e inflamações teciduais, julgue os itens que se seguem.

A inflamação na pata da onça induz o organismo desta a fabricar novas proteínas e, consequentemente, a produzir uma série de respostas imunológicas que ajudam a proteger o corpo como um todo.

A hematopoese é o processo de geração de células do sangue, incluindo eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Considerando as diversas funções exercidas pelas diferentes células sanguíneas, julgue os próximos itens.

Os neutrófilos apresentam capacidade fagocítica, tendo participação ativa na defesa contra microrganismos.

As técnicas de imunoistoquímica (IHQ) detectam antígenos teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anatomopatológicos e na investigação científica. O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo associado a diversos tipos de processos de visualização. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

Para diferenciar se o tumor é um carcinoma ou linfoma ou melanoma ou sarcoma, é utilizada a IHQ, técnica que pesquisa moléculas associadas a diferentes tipos de tumor.

Acerca do sistema imunológico, julgue os itens seguintes. Os linfócitos B, quando ativados, podem se diferenciar em células efetoras, capazes de secretar anticorpos, ao passo que os linfócitos T, quando ativados, podem se diferenciar em células citotóxicas ou em células capazes de ativar outras células de defesa, coordenando, assim, a resposta imunológica.

A hematopoese é o processo de geração de células do sangue, incluindo eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Considerando as diversas funções exercidas pelas diferentes células sanguíneas, julgue os próximos itens.

Os linfócitos NK são células capazes de destruir células tumorais por meio do reconhecimento da molécula de MHC-classe II presente no interior da célula tumoral.

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue os itens seguintes.

A apresentação de antígenos endógenos (via MHC de classe I) e exógenos (via MHC de classe II) determina qual conjunto de células T responderá ao antígeno encontrado.

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

A tipificação dos antígenos HLA-A, -B, -DR e -DQ é usualmente realizada para transplantes de órgãos sólidos. Uma maior compatibilidade para esses antígenos entre doadores e receptores em geral está relacionada com uma aceitação melhor do enxerto.

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue os itens que se seguem.

As moléculas de classe Ia são expressas de maneira codominante pela maioria das células somáticas nucleadas.

A resposta imune, além de ter importância fundamental para o organismo, sob a forma de defesa, é útil em métodos diagnósticos, por meio da realização de testes sorológicos. Acerca dos aspectos imunológicos e de biologia molecular de tais testes, julgue os itens a seguir.

As imunoglobulinas são proteínas produzidas por plasmócitos, que são neutrófilos modificados após exposição a um antígeno.

As técnicas de imunoistoquímica (IHQ) detectam antígenos teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anatomopatológicos e na investigação científica. O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo associado a diversos tipos de processos de visualização. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

A técnica de IHQ mais utilizada é a direta, associada ao complexo avidina-biotina-enzima, formado pela ligação de uma molécula de avidina com uma única de biotina associadas a outras enzimas.

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue os itens a seguir.

Muitos clones de célula T com especificidade a antígenos exógenos somados a moléculas MHC próprias do receptor podem reagir de forma cruzada com moléculas MHC alogênicas do tecido transplantado.

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue os itens seguintes.

A associação entre peptídios antigênicos e moléculas de classe I ou II é uma interação saturável e de baixa afinidade, com lenta taxa de associação e dissociação, permitindo que o complexo peptídio/HLA persista na superfície celular.

O uso do microscópio confocal surgiu do desejo de se obter as imagens dos eventos biológicos que ocorrem in vivo. Entre as várias aplicações para a microscopia confocal destaca-se a obtenção de imagens valiosas de amostras vivas e de informação computadorizada tridimensional na pesquisa biológica, na análise química e de materiais, permitindo a localização tridimensional de estruturas e moléculas marcadas com fluorocromos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A preparação das células com grupos fluoróforos mostra diferentes espectros de excitação e emissão, e, com o recurso da confocalidade de imagens e diferentes combinações de filtros fluorescentes, é possível examinar a proximidade das moléculas marcadas dentro de uma única célula ou em um corte de tecido.

Página 1
Publicidade|Remover