Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invejáveis índices anuais de crescimento e amplia sua presença nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetória chinesa, que vence a barreira do atraso e da miséria e se insinua como potência mundial, assinale a opção correta.
A partir de meados do século XIX, esboçavam-se, em determinadas áreas do território brasileiro, mudanças no sentido da modernização econômica do país. Entre as opções que se seguem, assinale a que identifica o nome de célebre empreendedor desse período, que atuou em diversos setores, como o de construção de ferrovias e de navios, além da implantação de serviço de gás e da importante atuação como banqueiro.
O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) do governo Castelo Branco adotou um conjunto de medidas para conter a inflação e promover o crescimento econômico. O Plano tinha como meta:
As últimas décadas do século XX assistiram à consolidação de um longo processo histórico, basicamente – mas não exclusivamente – caracterizado pela conformação de um mercado efetivamente mundial. A essa nova realidade, comumente chamada globalização, agregam-se vários elementos, exceto:
No “Milagre Econômico Brasileiro”, período da história recente da economia brasileira caracterizado por altas taxas de crescimento econômico, pode-se observar:
As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:
A crise mundial de 1929, aliada à situação vulnerável da cafeicultura brasileira, significou para a economia brasileira
A imprensa informa, em fins de 2011, que o agravamento da crise sobre a indústria do alumínio elevou a importância econômica da reciclagem para o setor. Campeão da reciclagem de latas de alumínio, o Brasil tem nas cidades o grande fornecedor desse material. Sobre o tema, assinale a opção correta.
Tal como ocorrido em escala mundial, o Brasil também sofreu os efeitos da Crise de 1929, que atingiu fortemente o café, sustentáculo econômico da República Velha. Relativamente ao cenário de crise vivido pelo país nos anos 1920, ao movimento de 1930 e à Era Vargas (1930-1945), assinale a opção correta.
No fim da década de 1970 e início dos anos 1980, a economia brasileira encontrava-se dependente das condições externas e com fortes pressões inflacionárias. As medidas de ajuste da economia adotadas pelo governo militar naquele período:
Em relação aos fluxos comerciais e financeiros da ordem global contemporânea, assinale a opção correta.
Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.
I. A terceira revolução industrial caracteriza-se pelo taylorismo e o fordismo.
II. A quarta revolução industrial ou revolução técnico-científica caracteriza por uma produção em massa e consumo em massa.
III. Como exemplo de indústrias da revolução técnico-científica pode-se citar: a informática, a robótica, as telecomunicações, a química fina, a indústria de novos materiais, a biotecnologia e a engenharia genética.
IV. A industrialização planificada, ou seja, sem participação do Estado, tende a concentrar-se mais no espaço que a industrialização baseada no mercado.
ESAF•
ESAF•
O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi assinalado pela emergência de regimes totalitários. Relativamente a essa realidade que marcou profundamente as décadas de 1920 e 1930, em larga medida causadora da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na
Das afirmativas a seguir, indique todas que são corretas.
I. O programa de produção de álcool combustível, o Proálcool, criado em 1975, tinha como objetivo substituir parte da gasolina utilizada na frota nacional de veículos de passageiros (álcool hidratado em veículos com motores movidos a álcool) e, ainda, o álcool seria utilizado como aditivo à gasolina (álcool anidro), tornando menos poluente a sua combustão.
II. O Brasil, mesmo com o Projeto Proálcool, é um dos países com maior proporção no mundo de uso de fontes não renováveis em relação às fontes renováveis para a geração de energia.
III. A Petrobrás aumentou a produção nacional de petróleo com a aplicação de tecnologia pioneira no mundo de extração de petróleo em águas profundas, com lâminas d%u2019água de mais de 1.000 metros.
Bem mais que mero golpe militar, 1964 pode ser entendido como a vitória do projeto de modernização do capitalismo brasileiro pela via politicamente autoritária. Nesse sentido, pode-se dizer que o governo Castelo Branco voltou-se para o combate à inflação e para o reequilíbrio das finanças públicas. No governo Médici, fatores internos e externos possibilitaram o milagre brasileiro que, entre 1969 e 1973, permitiu ao país ostentar altíssimas taxas de crescimento econômico. Em linhas gerais, esse crescimento assentou-se, essencialmente, em dois pilares:
Um dos fenômenos da economia espacial é a geração de áreas especializadas de comércio. Quanto à sua formação, assinale a opção correta.
? O monopólio espacial dificulta o acesso de fornecedores de insumos especializados e locais.
? O processo de coesão que desagrega e dispersa as atividades do comércio permite criar uma economia de escala.
? A coesão é um processo que está presente tanto na centralização como na descentralização.
Na tentativa de combater a inflação brasileira, o Plano Real, em uma de suas fases, introduziu a URV (Unidade Real de Valor). Esse procedimento teve como principal objetivo: