A Ergonomia, aliada ao movimento de Gestão de Qualidade, é uma base para a melhoria contínua dos processos produtivos. Porém, diferentemente da qualidade, que é uma exigência de mercado (Normas ISO), a Ergonomia tem, no Brasil, exigência de lei, pela Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho e Emprego. Assim sendo, qualquer ergonomista tem como função:
Visando a dar conforto ao trabalhador nos postos de trabalho, recomenda-se que
Diversas são as desvantagens apontadas pela ergonomia na manutenção da postura em pé, particularmente em situações de pouca mobilidade. No entanto, se reconhece que em algumas situações tal postura se justifica, exceto:
Condições inadequadas no ambiente de trabalho contribuem para o erro humano e aumentam os riscos de acidentes. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, a NR-17 recomenda que
Julgue os próximos itens, relativos à saúde do trabalhador nas
organizações.
O foco da análise ergonômica do trabalho são os processos organizacionais e estratégicos, assim como o efeito psicológico e emocional desses processos sobre as pessoas nas organizações.
Na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), as três primeiras etapas que constituem a fase de análise (demanda, atividade e tarefa) permitem realizar o diagnóstico para que se formulem as recomendações ergonômicas.
A AET constitui-se em um exemplo de ergonomia de
Visando a atenção à saúde do trabalhador, o enfermeiro da empresa está apreensivo com a ergonomia no posto de trabalho, e busca orientações para a análise ergonômica nos fundamentos da NR 17. Na referida NR consta que
Com base nas disposições relacionadas à Ergonomia (NR-17), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os monitores de vídeo devem proporcionar corretos ângulos de visão, devem ser posicionados frontalmente ao operador e ser dotados de regulagem que permita o correto ajuste da tela à iluminação do ambiente, protegendo o trabalhador contra reflexos indesejáveis.
( ) A participação em quaisquer modalidades de atividade física, quando adotadas pela organização, não é obrigatória, e a recusa do trabalhador em praticá-la não poderá ser utilizada para efeito de qualquer punição.
( ) As pausas para prevenir sobrecarga psíquica e muscular estática de pescoço, ombros, dorso e membros superiores devem ser fora do posto de trabalho e em 3 períodos de 5 minutos contínuos.
As afirmativas são, respectivamente,
FGV•
I. Deve-se manter a carga mais próxima possível do corpo, por exemplo, mantendo a distância da projeção horizontal entre a mão e o tornozelo em torno de 25 cm.
II. A coluna deve ser mantida levemente curvada e deve-se usar a musculatura dos braços para levantar a carga.
III. Procurar manter uma distribuição assimétrica da carga, sustentando a maior carga no lado do corpo (direito ou esquerdo) com maior força.
É correto o que se afirma em
FCC•
FGV•
Dentre tais medidas, destacam-se as pausas, que devem ser
No que se refere à ergonomia, é correto afirmar que a antropometria considera, prioritariamente,
Dessa forma, qual das áreas, com enfoque ergonômico, representam regras e orientações para a sobrecarga de trabalho?