Os reservatórios de água potável de uma edificação multifamiliar deverão ser dimensionados para dois dias de consumo diário, sendo que o reservatório inferior deverá armazenar 60% e o superior, 40% do consumo. Considere um edifício de apartamentos de oito pavimentos tipos, com 2 apartamentos por pavimento, tendo cada apartamento 2 quartos sociais e dependências completas de empregada, com 5 pessoas por apartamento. Considere também o apartamento do zelador, com 3 pessoas. Utilizando-se o consumo diário de 300 litros/hab.d, e desprezando as reservas técnicas de incêndio (RTI), pode-se afirmar que, respectivamente, os reservatórios inferior e superior do edifício terão, em litros, capacidades iguais a:
NCE•
No Brasil, existem 5 (cinco) tipos de cimento Portland. Para ser utilizado numa estrutura de concreto massa, como por exemplo, numa barragem, os tipos de cimento mais indicados, por apresentarem menor calor de hidratação, são:
Para evitar a infiltração de água nas bases das paredes que são levantadas sobre os alicerces de uma edificação, podem ser feitas impermeabilizações à base de asfalto. Numa parede revestida com uma tinta acrílica, no caso de falhas no procedimento de impermeabilização, poderá ocorrer a seguinte patologia:
Em um banheiro, o esgoto proveniente de lavatórios deverá ser captado por um dispositivo denominado sifão antes de se conectar com o tubo de queda. A finalidade principal deste dispositivo é:
O concreto é um material que pode ter sua vida útil reduzida devido à existência de algumas patologias. Em relação aos vazios ou nichos de concretagem ("bicheiras"), analise as possíveis causas a seguir:
I – dosagem inadequada : concreto coeso;
II – alta concentração de barras de aço na armação da peça;
III – vibração excessiva;
IV – lançamento do concreto em alturas superiores a 4 m;
V - utilização de aditivos com agentes fungicidas.
Estão corretos somente os itens:
NCE•
As informações abaixo podem ser obtidas nas análises de um elemento estrutural com base na "Teoria da Elasticidade". Assinale a alternativa que apresenta somente as informações corretas:
I – estado de tensão;
II – momento fletor;
III – distorção;
IV - estado de deformação;
V – momento de inércia.
NCE•
O princípio orçamentário que preconiza que a intitulação das contas deve ser auto-explicativa e que o sistema contábil deve primar pela simplicidade, sem prejuízo dos desdobramentos necessários, é o princípio da:
NCE•
Com relação aos pavimentos rígidos, analise as seguintes afirmativas:
I – São necessárias juntas transversais e longitudinais.
II – São empregadas barras de transferências de cargas no sentido do tráfego.
III – São usadas barras de ligação nas juntas longitudinais.
IV – O material comumente empregado é o concreto.
V- A superfície deve ser isenta de textura.
São corretas somente as afirmativas:
Atualizar a bios de um computador significa:
O processador de um computador do tipo PC é muitas vezes erroneamente confundido com outro item de um computador. Na realidade um processador é:
A forma recomendada pela Microsoft para desinstalar um aplicativo é:
Assinale o item que possui a interface de um computador do tipo PC mais rápida:
A extensão padrão de um projeto (banco de dados) no MS-Access é:
No contexto de transações em um banco de dados, o conceito a seguir que garante que as transações não sobrescrevem os dados de outras transações rodando concorrentemente é:
Uma empresa armazena os registros de seus funcionários em um conjunto de tabelas no MS Access 2000. Após a aquisição de uma máquina fotográfica digital, o departamento pessoal resolve armazenar também as fotos dos empregados (formato JPG) no Banco de Dados. Nesse cenário, o tipo de dados correto para armazenar as imagens no banco é:
Em uma macro no MS-Access, para enviar um relatório estático (como uma fotografia da situação atual) através de e-mail, usa-se:
Ao salvar um documento do MS-Word no formato texto, algumas informações são perdidas. A afirmativa que melhor descreve o que acontece é:
Considere os códigos de eventos a seguir:
54.0.437
10.0.012
20.0.033
61.0.100
Todos têm por característica comum o número O (zero) na 3ª posição, significando um:
NCE•
No MS SQL Server 2000, a stored procedure que pode ser usada para tirar do ar (tornar offline) uma base de dados é:
NCE•
" Fobópole... Criei esta palavra a partir de duas palavras gregas – phóbos, que significa medo, e polis, que significa cidade – com o objetivo de expressar o sentimento que cada vez mais temos perante as ... grandes cidades".
Marcelo Lopes de Souza, 2006.
Com relação ao texto, analise as afirmativas apresentadas a seguir:
I - Muros, cercas eletrificadas, guaritas com vigias armados, cancelas para fechar ruas, câmaras de TV: quem pode, paga por um aparato de segurança cada vez mais sofisticado, nas grandes cidades brasileiras.
II - O medo, em algumas grandes cidades, se associa à criminalidade "ordinária", enquanto em outras se vincula ao terrorismo ou à violência de raiz religiosa ou étnica.
III - Nas grandes cidades brasileiras, as quadrilhas organizadas, cujos "comandos" têm suas raízes nas prisões, funcionam como "cooperativas criminosas", capturam as favelas e atemorizam seus moradores.
Relaciona(m)-se corretamente com o texto a(s) afirmativa(s):