Sobre o tema Biologia Molecular, analise as afirmativas a seguir:

1. A síntese do DNA é semiconservativa, ou seja, ela conserva metade da fita mãe incorporada na fita filha de DNA, a replicação precisa que desoxirribonucleotídeos livres, sejam posicionados sobre uma cadeia polinucleotídica molde, e estejam unidos entre si, formando uma nova cadeia complementar à cadeia mãe que serve como molde. A enzima que atua nesse processo é a polimerase.

2. As polimerases do DNA atuam adicionando um nucleotídeo por vez na extremidade

3’–OH livre de uma cadeia polinucleotídica em formação, que se encontre emparelhada com a cadeia molde. Por isso dizemos que a síntese de DNA ocorre no sentido 5’–3’. 3. No processo de transcrição toda a informação genética contida no DNA é transcrita para uma molécula de RNA mensageiro, que, no citoplasma, norteará o processo de tradução.

4. A técnica de PCR consiste em amplificar todo o DNA de um ser vivo, usando uma DNA polimerase que atua em altas temperaturas chamada de Taq polimerase, encontrada em procariotos do tipo arquea.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Sobre as técnicas aplicadas na Biofísica, assinale a alternativa correta.

Relacione as colunas 1 e 2, quanto aos termos utilizados em bioquímica.

Coluna 1

1. Carboidratos

2. Aminoácidos

3. Proteínas

4. Lipídeos

 5. Polissacarídeos

Coluna 2

( ) a menor unidade elementar da constituição das proteínas.

( ) os de constituição mais simples são denominados monossacarídeos.

( ) celulose.

( ) glicerol.

( ) contêm ligações peptídicas que demandam alto nível de energia.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Chama-se dinâmica populacional à disciplina que estuda as variações na abundância das populações de seres vivos. Sobre este assunto, é correto afirmar:

Sobre a biologia celular e os diferentes constituintes celulares, assinale a alternativa correta.

Considerando que o alelo para o fator Rh – é recessivo em relação ao positivo, o alelo IO é recessivo em relação aos demais, que são codominantes entre si, analise as filiações abaixo conforme os sistemas sanguíneos A B O e Rh, dos humanos e assinale a alternativa que contém a filiação possível geneticamente.

Com relação aos mecanismos envolvidos no ciclo celular, assinale a alternativa correta.

Segundo a Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA), os ecossistemas aquáticos são analisados de acordo com o bioma ao qual pertencem.

Sobre a ecologia destes ecossistemas, é correto afirmar:

Sobre as diferentes biomoléculas, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta apenas doenças provocadas por parasitas invertebrados, vertebrados e protozoários.

Considerando 2.000 famílias, cada uma com 4 filhos, quantas famílias espera-se encontrar com pelo menos 1 menino?

A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários.

Sobre este tema, assinale a alternativa correta.

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, entre as diferentes estruturas ou tecidos animais e seu folheto germinativo de origem:

Coluna 1

1. Ectoderme

2. Mesoderme

3. Endoderme

Coluna 2

( ) sistema nervoso, órgãos dos sentidos, epiderme e estruturas associadas (pelos, penas, escamas, cornos, cascos).

( ) esqueleto (ossos e cartilagens).

( ) fígado, pâncreas.

( ) sistema respiratório.

( ) músculos, sistema circulatório, sistema excretor.

( ) sistema reprodutor, derme.

( ) epitélio de revestimento e glândulas do tubo digestivo e dos sistemas excretor e reprodutor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta acerca dos mecanismos envolvidos na síntese de ácidos nucleicos.

Sobre Bioestatística, Regressão Linear e Correlação, assinale a alternativa correta.

Uma mãe heterozigota para o locus gênico que determina o daltonismo, cuja herança é ligada ao sexo e recessiva, se casou com um homem normal.

Sobre a filiação do casal, é correto afirmar:

A concentração de soluções é de importância fundamental na prática biológica.

Sobre esse tema, é correto afirmar:

A respiração é o processo pelo qual os organismos absorvem o oxigênio e eliminam dióxido de carbono. A função da respiração é a de levar oxigênio às células que, através das reações da respiração celular, permitem a produção de energia. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:

1. De maneira geral, verifica-se que os animais de respiração aérea são muito mais sensíveis às alterações do oxigênio do que às do dióxido de carbono. Na maioria das vezes, os insetos não são muito sensíveis ao dióxido de carbono.

2. Os órgãos respiratórios são três: brânquias, pulmões e traqueias. As brânquias são pouco adequadas à respiração aérea e somente poucos animais as utilizam, dentre eles caranguejos terrestres que possuem brânquias rígidas e funcionais para a respiração aérea e peixes que captam oxigênio através da pele e das brânquias. Para os anfíbios, que têm pele úmida e vascularizada, as trocas de gases através da pele são muito importantes.

3. Os pulmões podem ser de difusão, encontrados nos animais pequenos tais como: caracóis e escorpiões, e de ventilação, que são típicos dos vertebrados. As traqueias são órgãos respiratórios dos insetos onde ocorrem as trocas gasosas por difusão ou por bombeamento ativo e unidirecional de ar.

4. Ao contrário dos anfíbios, os répteis possuem uma pele quase impermeável, mas existem as serpentes marinhas nas quais, apesar de o pulmão ser o principal órgão de trocas gasosas, a pele também tem o seu papel na respiração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considere os procedimentos listados a seguir:

1. Todos os frascos contendo reagentes ou resíduos devem ser identificados adequadamente pelo uso do rótulo padrão. É imprescindível que todas as informações estejam preenchidas.

 2. Os resíduos devem estar acompanhados de um galão de diluição que deverá ser entregue, no ato da sua retirada do laboratório, para evitar acidentes.

3. Recomenda-se não acumular grandes quantidades de resíduos no laboratório. O ideal é que em cada local exista apenas um frasco, em uso, para cada tipo de resíduo e nenhum frasco cheio esperando ser tratado ou levado ao depósito de resíduos.

4. Os frascos para resíduos devem ser rotulados como “Resíduos”.

5. Não armazenar frascos de resíduos na capela.

6. Não armazenar frascos de resíduos próximos a fontes de calor ou água.

7. Frascos contendo resíduos de materiais com algum nível de periculosidade deverão passar por tríplice lavagem com água.

Assinale a alternativa que indica os procedimentos corretos em um laboratório:

Os ovócitos se classificam de acordo com a quantidade de vitelo, que servirá de alimento para os embriões que possuem.

Sobre este tema, é correto afirmar:

Página 1