Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do método científico.
Analise as assertivas a respeito das relações de competição entre seres vivos e assinale a alternativa correta.

I. A competição de interferência é uma interação antagonista direta entre competidores, podendo ocorrer por meios comportamentais ou químicos. II. Na competição de exploração, os indivíduos competem diretamente através de efeitos mútuos sobre os recursos compartilhados. III. No caso de competição assimétrica, uma espécie explora determinado recurso de forma mais eficiente do que outra, a qual poderá persistir no ambiente se substituir o recurso disputado por outro.
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o momento da meiose em ocorre a migração dos cromossomos homólogos para os polos celulares, sem a divisão dos centrômeros, e o crossing over.
Durante o desenvolvimento gestacional, o anexo embrionário _________ atua como local de armazenamento de excretas, sendo uma membrana extraembrionária originada dos tecidos embrionários _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando a estrutura espacial das subpopulações, os ecólogos consideram diferentes modelos de metapopulação. O modelo ____________ é uma representação de subpopulações, nas quais o movimento entre os “retalhos” é influenciado pelos tipos de habitats entre eles, e que considera as diferenças tanto na qualidade das manchas adequadas quanto na qualidade da matriz circundante.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre estrutura celular, função e característica da organela.
Qual é o agente causador da Infecção Sexualmente Transmissível (IST) conhecida como cancro mole?
Considerando as características diagnósticas dos filos fúngicos de relevância clínica, qual grupo possui hifa cenocítica, zigósporo, esporangióforo e esporangiosporos?
Em relação ao epitélio dos animais, o tipo de tecido especializado em acomodar grandes distensões, sendo encontrado no trato urinário e na bexiga de vertebrados, é o epitélio:
Qual fator evolutivo é considerado um mecanismo microevolutivo, pelo qual a frequência dos alelos de um gene em uma população sofre alterações de modo aleatório, e não necessariamente adaptativo, e que é mais comum em populações pequenas?
Um homem apresenta uma condição genética determinada por um par de alelos, sendo filho de pai e mãe normais para essa condição. Sua mulher também é normal para essa condição e heterozigótica. Nesse caso, qual é a probabilidade de que o casal tenha um filho com a mesma condição genética do pai e do sexo masculino?
Um dos grandes desafios da Teoria Evolutiva de Darwin era o fato de que inicialmente não havia uma explicação sobre a hereditariedade, uma vez que os trabalhos de Mendel sobre os “fatores hereditários” ainda não eram amplamente conhecidos. Erroneamente, a hereditariedade era entendida, no senso comum, como um processo de mistura, e assim as novidades evolutivas tenderiam a se diluir e desaparecer ao longo das gerações. Hoje sabe-se que os “fatores hereditários”, isto é, os genes, podem ser discretos e não miscíveis, e que uma variedade genética nova pode permanecer inalterada de uma geração para outra. Esse princípio é conhecido como:
Considerando o processo normal de circulação sanguínea e trocas gasosas, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o próximo local pelo qual o sangue passará em duas situações distintas: a partir do ventrículo esquerdo e a partir do átrio direito.
Analise as assertivas a seguir:
I. As fontes de poluição atmosférica são todas de origem antrópica. II. A poluição hídrica pode ser física e/ou química e/ou biológica. III. A salinização do solo é um dos possíveis impactos antrópicos decorrentes da irrigação.
Quais estão corretas?
Pertence ao grupo animal e tem as seguintes características: simetria bilateral, esquizocelomado e corpo não segmentado. O trecho refere-se ao(à):
O ciclo biogeoquímico do carbono pode envolver três condições: 1 – condição redutora e consumidora de energia; 2 – condição oxidativa aeróbica e liberadora de energia; e 3 – condição oxirredutora anaeróbica e liberadora de energia. Quais são os respectivos produtos formados em cada uma dessas condições?
Assinale a alternativa em que a relação glândula, hormônio e ação está correta.
As macromoléculas de polissacarídeos, de proteínas e de ácidos nucleicos são formadas por seus respectivos monômeros, que se unem por ligações do tipo:

Analise as seguintes assertivas:

I. Os carboidratos presentes nos ácidos nucleicos são do tipo pentose.

II. Os processos de transcrição e tradução que resultam na síntese proteica ocorrem no núcleo celular.

III. Introns são segmentos de DNA que codificam as proteínas, e éxons são segmentos que não as codificam.

Quais estão corretas?

Assinale a alternativa em que a correlação entre a região do corpo e a estrutura que nela ocorre está INCORRETA.
Página 1