Os filhos de um paciente de quarenta e um anos de idade, diagnosticado pelo psiquiatra com transtorno bipolar do humor em episódio maníaco, solicitaram a interdição do pai para evitar a falência da empresa da família, a qual ainda era administrada pelo paciente.
Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o processo de interdição, assinale a opção correta.
Caso clínico 4A2AAA
Um menino de oito anos de idade foi levado pelos pais ao consultório médico. Os pais relataram que a criança vinha apresentando notas baixas na escola, além de dificuldade de permanecer sentado durante as aulas. Informaram, ainda, que o menino brigava frequentemente com os colegas, o que resultava no seu isolamento social. Conforme os pais, em casa o menino era desorganizado com seus pertences e parecia não escutá-los quando lhe dirigiam a palavra. Além disso, ele estava sempre se mexendo, falava demais e interrompia os adultos enquanto eles conversavam. Suas brincadeiras eram muito agitadas. Os sintomas observados ocorriam havia cerca de um ano e o paciente não estava fazendo uso de medicações nem apresentava doenças clínicas.
Um idoso, hipertenso, restrito ao leito há seis meses devido a episódio de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, foi levado ao pronto-socorro por apresentar quadro de diarreia, acompanhado de início de recusa alimentar, iniciado havia uma semana. Nesse mesmo período a família relatou que o idoso começou a afirmar que familiares estavam tentando envenená-lo e que, quando entardecia, ele ficava agitado, tentava se jogar da cama e dizia que o irmão já falecido estava no quarto tentando matá-lo.
Nesse caso clínico, deve-se investigar, primeiramente,
Paciente com setenta e dois anos de idade compareceu a atendimento médico com quadro de sintomas depressivos e hipertensão arterial. O paciente era diabético em tratamento adequado e possuía história pregressa de quadro convulsivo não investigado, mas sem crise havia dez anos. Após avaliação e exclusão de outras causas para o quadro, o médico assistente optou por tratamento medicamentoso.
Com base no caso clínico apresentado, assinale a opção que corresponde ao tratamento medicamentoso inicial mais adequado para esse paciente.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos fatores neurobiológicos envolvidos na etiologia do autismo.
I Anormalidades no eletroencefalograma são encontradas em cerca de 5% dos pacientes.
II Estudos com ressonância magnética mostram um aumento do tamanho cerebral total.
III Um dos achados neuroquímicos mais replicados é a elevação do nível sérico do neurotransmissor serotonina.
Assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, com relação à classificação diagnóstica do DSM-5 para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
I O número de sintomas presentes e necessários para o diagnóstico em adultos é menor do que para o diagnóstico em crianças.
II A idade do critério de início de sintomas é antes de doze anos de idade.
III É necessário o preenchimento concomitante de sintomas dos domínios de desatenção e de hiperatividade para o diagnóstico.
Assinale a opção correta.
Paciente do sexo masculino, com dezessete anos de idade, deu entrada no pronto-socorro apresentando quadro de agitação psicomotora, alterações de comportamento e discurso desorganizado de conteúdo delirante. Segundo os seus pais, o jovem nunca havia apresentado episódio semelhante àquele, mas sempre tivera comportamento um pouco diferente dos colegas.
A melhor conduta a ser adotada para o paciente desse caso clínico é
O suicídio entre jovens aumentou em todo o mundo nas últimas décadas e também no Brasil, representando a terceira principal causa de morte nessa faixa etária.
Suicídio – informando para prevenir. ABP/CFM (com adaptações).
A respeito do suicídio entre adolescentes, assinale a opção correta.