Questões Português

Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem o...

Responda: Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos: I. aplicação de testes de QI; II. levantamento do histórico familiar...


Q10414 | Português, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

Texto associado.
                                   ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                        Elis Regina Fogaça Silveira

           Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
            Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
            De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
            Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

I. aplicação de testes de QI;
II. levantamento do histórico familiar;
III. avaliação do histórico escolar;
IV. confronto entre interesses e preferências;
V. prescrição do comportamento social.

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?
Usuário
Por Mirna Neves de Oliveira em 02/01/2015 18:08:11
Essa questão deve ser analisada, se a resposta é letra B... Devemos rever a transcrição do texto "A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. Realmente não entendi...
Usuário
Por Maycon Leite da Silva em 05/04/2015 20:50:28
Verdade! Por essa parte do texto leva a crer que todas as alternativas estão certas.
Usuário
Por Paula Thaysa Carvalho de Deus em 08/05/2015 11:51:21
Essa parte do NAO ENFATIZANDO deixou a desejar, pois fica como se a primeira alternativa estivesse errada!
Usuário
Por Monise em 09/05/2015 18:00:57
Queridos colegas, observem o 3º parágrafo:

" De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo."

Sendo assim, como foi dito na linha 5, o teste de QI não é o critério essencial para observar se a criança possui ou não altas habilidades, ou seja, como pode ser a alternativa b, que inclui as 3 primeiras? Essa questão seria passível de recurso, por não apresentar argumento lógico consistente em sua alternativa e estar mal elaborada em seu enunciado (o próprio enunciado contradiz a resposta).

Obrigada pela atenção.
Usuário
Por ANTONIA GLEICIANE DE ARAUJO em 25/07/2015 18:06:39
EU entendo que a questão do "não enfatizando teste de qi" não o exclua das maneiras de se identificar, mas abre espaço para outros métodos também serem utilizados. porém concordo que a questão está errada pois a única das opções que não aparece EXPLICITAMENTE no texto é o histórico escolar, portanto ao meu ver a resposta seria "D"
Usuário
Por Tâmara Andrade em 17/10/2015 09:34:16
Discordo do gabarito! a primeira ...
Neto Comely
Por Neto Comely em 04/03/2016 16:59:46
A letra "A" estaria correta apesar de que a aplicação de testes de QI não é enfatizada, não quer dizer que precisa ser dispensada. O texto continua expondo que " ...considerando importante conhecer a história de vida familiar...", logo afirmo que todas estão correta, o gabarito seria a alternativa "A"
Usuário
Por jessyca carvalho candido de jesus em 10/12/2017 18:46:14
verdade também acho que é a B porque hoje em dia nois podemos ver quer crianças com esses tipos de doença e bem provavel pedia essas coisas mesmo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.