Questões Filosofia

“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se abs...

Responda: “A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que...


Q197855 | Filosofia, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular com clareza”.

(Gaston Bachelard, A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996)

O excerto discute uma questão de ordem epistemológica que atravessa, em certa medida, a história da filosofia. No entender do autor, a ciência

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 02/01/2025 22:23:32🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

O excerto apresentado aborda a relação entre ciência e opinião, destacando a posição do autor de que a ciência se opõe à opinião. Segundo Gaston Bachelard, a opinião não pensa de forma adequada, apenas traduz necessidades em conhecimentos, enquanto a ciência busca produzir conhecimentos válidos e confiáveis.

Dessa forma, a ciência se contrapõe à opinião, uma vez que suas teses não são formuladas espontaneamente, mas sim a partir de um método rigoroso de investigação, questionamento e comprovação. A ciência busca superar a opinião, considerando-a como um obstáculo a ser vencido no processo de produção de conhecimento científico.

Portanto, a alternativa correta é a letra d) - "opõe-se à opinião, pois suas teses não são formuladas espontaneamente".
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.