
Por marcia alves em 03/11/2011 10:15:44
o que é o processo de gradação

Por Marcos Martinelli em 21/11/2011 16:24:04
A gradação corresponde a um processo de intensificação das ações.
Na alternativa e), temos, simplesmente, três orações coordenadas cujos verbos não estão relacionados a um processo de intensificação.
Na alternativa e), temos, simplesmente, três orações coordenadas cujos verbos não estão relacionados a um processo de intensificação.
Por wesley ribeiro de souza em 15/10/2014 09:14:14
Gradação
Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Quando a progressão é ascendente, temos o clímax; quando é descendente, o anticlímax. Observe este exemplo:
Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões...
O objetivo do narrador é mostrar a expressividade dos olhos de Joana. Para chegar a esse detalhe, ele se refere ao céu, à terra, às pessoas e, finalmente, a Joana e seus olhos. Nota-se que o pensamento foi expresso em ordem decrescente de intensidade. Outros exemplos:
"Vive só para mim, só para a minha vida, só para meu amor". (Olavo Bilac)
"O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se." (Padre Antônio Vieira)
Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Quando a progressão é ascendente, temos o clímax; quando é descendente, o anticlímax. Observe este exemplo:
Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões...
O objetivo do narrador é mostrar a expressividade dos olhos de Joana. Para chegar a esse detalhe, ele se refere ao céu, à terra, às pessoas e, finalmente, a Joana e seus olhos. Nota-se que o pensamento foi expresso em ordem decrescente de intensidade. Outros exemplos:
"Vive só para mim, só para a minha vida, só para meu amor". (Olavo Bilac)
"O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se." (Padre Antônio Vieira)

Por Douglas Leandro (Dodô) em 21/01/2025 11:23:05
Só ver as diferenças entre as alternativas e ir eliminando-as
Gab E
Gab E

Por Matheus Fernandes em 04/02/2025 11:21:45🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)
A gradação é uma figura de linguagem que consiste na disposição de palavras ou expressões em uma sequência que intensifica progressivamente a ideia. Isso geralmente envolve uma escalada de ações ou descrições que culminam em um clímax ou ponto alto.
Analisando as opções:
a) "O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou." - Há uma gradação na sequência de ações que intensifica a situação do carro até o capotamento.
b) "O avião decolou, ganhou altura e caiu." - Similarmente, há uma gradação que começa com o decolagem, passa pelo ganho de altura e termina com a queda.
c) "O balão inflou, começou a subir e apagou." - A sequência de inflar, subir e apagar também mostra uma gradação, com a intensificação das ações até o apagar do balão.
d) "A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se." - Aqui, a gradação ocorre com a inspiração surgindo, crescendo em intensidade ao tomar conta da mente, e finalmente se frustrando.
e) "João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu." - Esta opção não apresenta uma gradação. As ações listadas não seguem uma intensificação ou escalada de eventos; são apenas ações sequenciais sem uma conexão intensificadora clara.
Portanto, a opção que não apresenta gradação é a letra e).
A gradação é uma figura de linguagem que consiste na disposição de palavras ou expressões em uma sequência que intensifica progressivamente a ideia. Isso geralmente envolve uma escalada de ações ou descrições que culminam em um clímax ou ponto alto.
Analisando as opções:
a) "O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou." - Há uma gradação na sequência de ações que intensifica a situação do carro até o capotamento.
b) "O avião decolou, ganhou altura e caiu." - Similarmente, há uma gradação que começa com o decolagem, passa pelo ganho de altura e termina com a queda.
c) "O balão inflou, começou a subir e apagou." - A sequência de inflar, subir e apagar também mostra uma gradação, com a intensificação das ações até o apagar do balão.
d) "A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se." - Aqui, a gradação ocorre com a inspiração surgindo, crescendo em intensidade ao tomar conta da mente, e finalmente se frustrando.
e) "João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu." - Esta opção não apresenta uma gradação. As ações listadas não seguem uma intensificação ou escalada de eventos; são apenas ações sequenciais sem uma conexão intensificadora clara.
Portanto, a opção que não apresenta gradação é a letra e).