Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o...
Responda: O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Os recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de apoio, são efetivamente utilizados em sala de aula para auxiliar alunos com baixa visão. Estes dispositivos ajudam a ampliar textos e imagens, facilitando a visualização e o aprendizado. No entanto, o uso prolongado desses recursos pode levar à fadiga visual, devido ao esforço contínuo para focar e ajustar a visão.
Os recursos não ópticos, por outro lado, incluem ajustes na iluminação, uso de materiais com alto contraste e tecnologias assistivas digitais, que geralmente causam menos fadiga visual e podem ser combinados com recursos ópticos para melhorar a experiência visual do aluno.
As outras alternativas contêm informações incorretas ou práticas não recomendadas. Por exemplo, a escolha de recursos ópticos envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo oftalmologistas e psicopedagogos (alternativa b). A iluminação natural excessiva pode causar ofuscamento, sendo preferível o controle de luz e o uso de cortinas ou persianas (alternativa d). Materiais didáticos devem ter alto contraste para facilitar a leitura (alternativa e).
Os recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de apoio, são efetivamente utilizados em sala de aula para auxiliar alunos com baixa visão. Estes dispositivos ajudam a ampliar textos e imagens, facilitando a visualização e o aprendizado. No entanto, o uso prolongado desses recursos pode levar à fadiga visual, devido ao esforço contínuo para focar e ajustar a visão.
Os recursos não ópticos, por outro lado, incluem ajustes na iluminação, uso de materiais com alto contraste e tecnologias assistivas digitais, que geralmente causam menos fadiga visual e podem ser combinados com recursos ópticos para melhorar a experiência visual do aluno.
As outras alternativas contêm informações incorretas ou práticas não recomendadas. Por exemplo, a escolha de recursos ópticos envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo oftalmologistas e psicopedagogos (alternativa b). A iluminação natural excessiva pode causar ofuscamento, sendo preferível o controle de luz e o uso de cortinas ou persianas (alternativa d). Materiais didáticos devem ter alto contraste para facilitar a leitura (alternativa e).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários