Questões Biologia Ensino em Ciências e Biologia

De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e col...

Responda: De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias ...


Q383399 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Biólogo, IFRN, FUNCERN

De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.

I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.

II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos

III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.

IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.

V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la

Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 10:00:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Biologia, as atividades experimentais devem seguir algumas diretrizes:

I - Correto. As atividades experimentais devem partir de um problema a ser respondido, estimulando a curiosidade e a investigação por parte dos alunos, com a orientação do professor.

II - Incorreto. As atividades experimentais não necessariamente precisam ser realizadas em laboratórios bem equipados. Elas podem ser feitas em diferentes ambientes, como em casa, no pátio da escola ou na sala de aula, com materiais simples do dia a dia.

III - Correto. As atividades experimentais devem proporcionar aos alunos a oportunidade de formular hipóteses, testá-las, analisar e refletir sobre os resultados obtidos, incluindo aqueles inesperados.

IV - Correto. As atividades experimentais podem ser realizadas com experimentos simples, utilizando materiais acessíveis e cotidianos, o que estimula a criatividade e a experimentação dos alunos.

V - Incorreto. As atividades experimentais não devem ser apenas uma forma de comprovar a teoria discutida em sala de aula, mas sim uma oportunidade para os alunos investigarem, explorarem e construírem seu conhecimento de forma prática.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, o que corresponde à opção c).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.