Questões Direito Civil Introdução ao Direito das Obrigações

João Carlos, proprietário de um apartamento, não efetua o pagamento das prestações c...

Responda: João Carlos, proprietário de um apartamento, não efetua o pagamento das prestações condominiais há pelo menos 3 (três) anos, o que já foi inclusive objeto de discussão em algumas Assembléias. No...


João Carlos, proprietário de um apartamento, não efetua o pagamento das prestações condominiais há pelo menos 3 (três) anos, o que já foi inclusive objeto de discussão em algumas Assembléias. No entanto, antes que o condomínio praticasse qualquer ato relativo à cobrança das prestações em atraso, João alienou o imóvel a Maria Santos, sendo a escritura devidamente registrada no Registro Geral de Imóveis, para os devidos efeitos legais. Sabendo-se que, após um mês no apartamento, Maria foi citada em ação de cobrança proposta pelo condomínio, pode-se afirmar que:

Foto de perfil Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 09:56:07🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A prestação condominial é considerada uma obrigação propter rem, ou seja, uma obrigação que acompanha a coisa, independente de quem seja o proprietário do imóvel. Dessa forma, Maria, ao adquirir o imóvel de João, também adquiriu a dívida das prestações condominiais em atraso.

A inércia do condomínio enquanto João estava no imóvel não opera a remissão da dívida, pois a obrigação é vinculada ao imóvel e não às pessoas que nele residem.

Portanto, a cobrança em face de Maria é legítima, uma vez que a prestação condominial é uma obrigação propter rem.