Questões Filosofia

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, c...

Responda: Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade:eu penso, logo exi...


Q52844 | Filosofia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.

(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)

O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 14:00:33🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O texto citado faz referência ao famoso princípio cartesiano "Cogito, ergo sum" (Penso, logo existo), que é a base do pensamento de Descartes e do racionalismo. Nesse sentido, Descartes inaugura um tipo de busca pela verdade que se ampara no exercício do pensamento racional e na dúvida metódica, ou seja, duvidando de todas as coisas para chegar a um princípio seguro e indubitável.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), pois o racionalismo cartesiano se fundamenta na razão e no exercício do pensamento como meio de alcançar a verdade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.