Comumente entendemos que o processo educativo deve estabelecer direcionamento, traçar caminhos, indicar metas, fins e objetivo. Para isso é necessário que o próprio processo educativo estabeleça uma previsão do que pretende desenvolver ou alcançar, isto é, que se estruture por meio de atitudes científicas utilizando paradigmas de ensino. A primeira dessas atitudes é a previsão do planejamento de todo o processo educacional. A partir dessa ideia, os profissionais da educação, em geral, costumam deduzir que o planejamento é:
a) uma atividade cognitiva, a qual pesquisa previamente para aprender as formas de estruturar o processo educacional.
b) uma relação de equilíbrio entre a política de educação e o processo de ensino e aprendizagem, justamente para se conheça melhor o processo educacional com a finalidade de dominar alguns procedimentos acadêmicos.
c) um instrumento básico de todo o processo educativo que indica várias direções a ser seguida.
d) um esquema de ralações interpessoais que faz do processo educativo um sistema cooperativo com definições, especificamente, coletivas.
e) um instrumento que facilita a construção de significados ao desenvolvimento da aprendizagem que são articulados em meio ao processo educativo.