Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.
Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos
✂️ a) alfabéticos deverão realizar a atividade com vistas ao
trabalho com as dificuldades ortográficas; aos não alfabéticos,
é possível a realização da tarefa com a utilização
de banco de palavras. ✂️ b) não alfabéticos terão possibilidade de realizar essa atividade,
desde que seja disponibilizada uma relação de
palavras agrupadas por quantidade de letras, enquanto
que os alfabéticos podem funcionar como escribas dos
colegas. ✂️ c) deverão realizar a atividade com o mesmo grau de dificuldade,
a fim de que todos tenham acesso ao conhecimento
e para que não se sintam excluídos do processo
de aprendizagem. ✂️ d) devem ter acesso ao banco de palavras, tanto os alfabéticos
quanto os não alfabéticos, o que torna a atividade
possível para os dois grupos. ✂️ e) não alfabéticos deverão realizar a atividade em duplas,
com hipóteses próximas, utilizando um cruzadão e letras
móveis; aos alfabéticos, a atividade não faz muito
sentido, pois já dominam o sistema de escrita.