Questões Português

Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo?

Responda: Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo?


Q681995 | Português, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica

Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo?
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 13/01/2025 15:50:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Um vocativo é uma palavra ou expressão utilizada para chamar ou invocar alguém. No caso das alternativas apresentadas:

a) "Maria, o teu nome principia na palma da minha mão" - Neste caso, "Maria" é um vocativo, pois está sendo utilizado para chamar alguém.

b) "É o tempo, Maria Te comendo feito traça Num vestido de noivado" - Aqui também "Maria" é um vocativo, pois está sendo utilizado para chamar alguém.

c) "João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili" - Nesta alternativa, o nome "Maria" não é um vocativo, pois não está sendo utilizado para chamar ou invocar alguém, mas sim como parte da sequência de pessoas amadas.

d) "E agora, Maria? O amor acabou a filha casou O filho mudou" - Novamente, "Maria" é um vocativo, pois está sendo utilizado para chamar alguém.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), onde o nome "Maria" não é utilizado como vocativo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.