Leia atentamente a situação hipotética que se desenrola principalmente em uma situação de conselho de classe:
Numa determinada escola, as três turmas de 6º ano tiveram desempenho abaixo do esperado no terceiro bimestre em
matemática. Nas demais áreas do conhecimento, o desempenho continua mais ou menos o mesmo dos bimestres anteriores.
De modo geral, havia alguns alunos (os mesmos do bimestre anterior) que obtiveram notas abaixo da média e alguns
melhoraram o desempenho, provavelmente por causa das ações de recuperação realizadas no decorrer do bimestre. Como os
professores sabem que apenas afirmar essa situação em matemática não basta, passaram a conversar sobre possíveis causas,
principalmente por ser um resultado geral (a maioria dos alunos ficou com a nota baixa) e localizado em uma área específica.
Luciana, que está na escola há mais de cinco anos, leciona matemática para três turmas e expôs na reunião do conselho que
essa situação ocorreu também no terceiro bimestre do ano anterior e que, na sua opinião, essa dificuldade estava relacionada
à introdução de operações com frações. Vários professores deram suas posições, houve até quem comentou que o problema
era excesso de conversa nas salas, mas Luciana disse que nas aulas delas o nível de indisciplina não havia mudado, que ela não
acreditava que fosse isso. Tendo em vista os argumentos de Luciana, no decorrer do conselho ficaram combinadas algumas
ações: revisão sobre frações no decorrer das aulas de matemática antes de avançar com outros conteúdos; organização da
recuperação paralela para os alunos que tem mais dificuldades; contato da pedagoga com os pais dos alunos, cujas notas baixas
já vinham do segundo bimestre e se mantinham assim, para orientar no sentido de ações que possam contribuir em cada caso
específico; organização de reunião pedagógica para analisar dados dos anos anteriores e refletir sobre a hipótese da professora
acerca da causa do desempenho abaixo do esperado; e, a partir dos resultados da reunião pedagógica, planejar ações de revisão
da divisão de conteúdos nos bimestres.”
O conselho de classe, que permite situações como a descrita, é uma instância que apresenta como características que o
distinguem de outros órgãos colegiados:
I. A participação dos profissionais que atuam no processo pedagógico da escola, possibilitando um olhar em conjunto.
II. A centralidade da avaliação escolar como foco de trabalho.
III. A sua organização interdisciplinar, que exige uma nova postura do professor diante do seu objeto de trabalho científico e
diante da relação da ciência com o ser humano, visto que a percepção contextualizada do aluno engloba também a
contextualização das disciplinas ensinadas.
IV. O impedimento de os professores se concentrarem em problemas específicos de cada disciplina, exigindo uma abordagem
sempre ampla e contextualizada.
V. É um espaço exclusivamente interdisciplinar, onde as disciplinas se integram para analisar o desempenho dos alunos.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III, IV e V.
b) I e III, apenas.
c) IV e V, apenas.
d) I, II e III, apenas.