A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o
componente curricular de Geografia propõe que o ensino
dessa disciplina deve promover a compreensão crítica do
espaço geográfico, considerando as interações entre
sociedade e natureza, e o desenvolvimento de
habilidades que capacitem os estudantes a agir de forma
responsável no mundo. Considerando os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC
para o Ensino Fundamental de Geografia, assinale a
afirmativa que NÃO reflete uma prática coerente com
esses princípios:
a) Utilizar recursos tecnológicos, como sistemas de
informação geográfica (SIG), para que os alunos
possam analisar dados espaciais, identificar padrões
de ocupação e planejar intervenções territoriais a
partir de suas interpretações.
b) Elaborar atividades de roteiros investigativos em
campo que estimulem os alunos a observarem e
registrarem as características socioambientais de
sua comunidade, para além de relacioná-las aos
conceitos geográficos formais.
c) Promover projetos interdisciplinares que relacionem
os conteúdos de Geografia com Ciências, História e
outras áreas do conhecimento, estimulando os
alunos a compreenderem os problemas ambientais,
sociais e econômicos de forma integrada.
d) Organizar debates e seminários sobre temas
geopolíticos contemporâneos, considerando os
aspectos econômicos, políticos, culturais e
ambientais, a fim de diversificar o enfoque.