Questões de Concursos Públicos: Infecção Hospitalar

Encontre aqui questões Infecção Hospitalar de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Ao adotar práticas de assepsia, os profissionais de saúde podem deter a disseminação de microrganismo e minimizar as ameaças de infecção. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens.

Deve-se mudar de luvas sempre que for necessário realizar procedimentos diferentes em um mesmo paciente.

A limpeza e higiene hospitalar são, nos dias atuais, considerada prioritárias pelos profissionais de saúde. Estudos têm apontado que quando adequadamente realizada favorece a eficiência do atendimento dando conforto e bem-estar ao paciente e aos profissionais. A limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades mediante a aplicação de ação ou energia química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo. Consideraremos como limpeza hospitalar a limpeza das superfícies fixas e equipamentos permanentes das diversas áreas hospitalares, o que inclui pisos, paredes, janelas, mobiliários, instalações sanitárias, ar condicionados e caixas d’água. Sobre a limpeza e higiene, analise as afirmativas abaixo.

1. Limpeza diária ou concorrente é a limpeza feita nas dependências hospitalares enquanto ocupadas por pacientes ou ao término de um procedimento ou quando necessário.

2. Limpeza terminal é a limpeza feita após alta, óbito ou transferência.

3. Limpeza seca é a remoção da sujeira sem utilização de água, proibida em ambiente hospitalar.

4. Limpeza úmida é a limpeza feita com água abundante, ou com pano úmido, pano molhado ou pano encharcado.

5. A limpeza de descontaminação de superfície está indicada quando em presença de matéria orgânica, antecedendo a limpeza das superfícies, sendo indicados para esta finalidade os desinfetantes.

 Estão corretas:

Os cuidados com a unidade de internação do cliente/paciente são de responsabilidade da equipe de enfermagem, mesmo quando realizada pela equipe de limpeza, que nesse caso deve ser orientado, fiscalizado e gerenciado pela enfermagem. Sobre o preparo da unidade de internação, analise as afirmativas abaixo.

1. A limpeza da unidade é aquela realizada em todos os utensílios que compõe a unidade do cliente. Utilizada para preparar um leito seguro e confortável, evitando infecções hospitalares, mantendo a unidade com aspecto limpo, confortável e agradável.

2. A limpeza da unidade deve obedecer a certos princípios tais como: limpar sempre do mais limpo para o mais sujo; sempre em sentido único, removendo a sujeira dos utensílios e sempre respeitando uma sequência lógica.

3. A limpeza concorrente é feita diariamente por todos os plantões, com a retirada de pó de toda a unidade e com a organização dos objetos pessoais do cliente.

4. Todo o material de limpeza deve ser organizado antecedente a realização da ação, o que evita o desperdício de tempo e trabalho do profissional responsável.

5. Após a limpeza da unidade, a arrumação da cama é fundamental para propiciar o conforto e bem-estar do cliente. Sendo assim o preparo da cama consiste em arrumar o leito de acordo com as características e as necessidades do cliente do cliente que irá ocupá-la.

 Estão corretas:

As soluções antissépticas são formulações germicidas de baixa causticidade, hipoalérgicas e destinadas à aplicação na pele e nas mucosas, de uso cotidiano de toda a equipe de saúde. Acerca dessas soluções, assinale a opção correta.

A infecção hospitalar ainda é uma preocupação constante nas instituições de saúde e está situada entre as principais causas de óbito no Brasil. O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) do Ministério da Saúde (MS) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Para a adequada execução do PCIH os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar, tendo algumas competências, tais como:

I. capacitação do quadro de funcionários da instituição, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções.
II. normas para o uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
III. avaliar periodicamente as informações providas pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares e aprovar as medidas de controle propostas pelos membros executores da CCIH.
IV. realizar investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado, e implantar medidas imediatas de controle.

Estão corretas:

Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Assim sendo, considere as afirmativas a seguir.

I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.

II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais freqüentes associados a infecções associadas à assistência à saúde.

III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção, está menos associada à infecção.

IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Acerca dos conceitos e princípios de assepsia, antissepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização, julgue os itens a seguir.

A lavagem das mãos, o uso de luvas limpas e a limpeza do ambiente constituem exemplos de medidas de assepsia.

Na área semicrítica e não-crítica das unidades de atendimento a saúde, nas operações de limpeza deve ser utilizada a técnica dos “dois baldes”. Neste caso os baldes devem estar:

O profissional de saúde ao assumir seu papel no controle e na prevenção dos agravos decorrentes das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), depara-se com as denominadas bactérias de importância médica, entre as quais os estafilococos. Em relação a esse gênero de bactérias, é CORRETO afirmar:

Ao lidar com pacientes com vários tipos de doenças, o profissional de saúde precisa se precaver para não contraí-las ou transmiti-las. Que ação é fundamental para que esses fatos não se tornem realidade?