Questões de Concursos Analista de Trânsito

Resolva questões de Analista de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q7010 | Raciocínio Lógico, Analista de Trânsito, Detran PE, FUNCAB

Três funcionários do DETRAN vão trabalhar diariamente sempre com o mesmo meio de transporte. Paulo, Pedro e Antônio utilizam sempre: ônibus, carro e moto, não necessariamente nesta ordem. Leia atentamente as declarações a seguir.

I. Pedro não vai de moto.
II. Paulo vai de moto.
III. Antônio não vai de carro.

Sabendo-se que APENAS uma das declarações anteriores é verdadeira, podemos afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q7009 | Raciocínio Lógico, Analista de Trânsito, Detran PE, FUNCAB

Todos que dirigem o carro A e o carro B gostam do carro B. Alguns que dirigem o carro B não gostam dele. Logo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q133756 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre argamassas, analise as afirmativas. I - As argamassas são definidas como a mistura de aglomerantes, agregados e água. II - As argamassas que utilizam unicamente cimento como aglomerante são mais resistentes e de melhor trabalhabilidade. III - Uma argamassa cujo volume de pasta é superior ao volume de vazios é classificada como cheia. Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q132739 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre o Mapa de Riscos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q322814 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q325507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q132220 | Administração Geral, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

As normas e certificações para a qualidade e padrões nas organizações compreendem diversas áreas e finalidades. Sobre a Certificação ISO 9001, é correto afirmar que é utilizada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q131992 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre como a ética pode ser compreendida, considere:

I - Reflexão sobre as ações e as práticas relacionadas com a vida em sociedade.
II - Reflexão sobre a determinação natural sem a ação humana em comunidade.
III - Reflexão sobre a conduta social de cada pessoa.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q133077 | Arquitetura, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A NBR 10126:1987 fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos. A respeito das definições apresentadas por essa norma, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q132935 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), NÃO é princípio da Educação Nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q133238 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q132222 | Administração Geral, Funções Administrativas, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Organização              ( ) Estabelece padrões, monitora e avalia o desempenho como um todo no final do processo.

2 - Planejamento           ( ) Influencia a motivação dos colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados.

3 - Controle                    ( ) Indica tarefas, agrupa em departamentos e aloca recursos para os departamentos.

4 - Liderança                  ( ) Define os objetivos para o desempenho futuro da organização e decide sobre as tarefas e a utilização de recursos para atingi-los.

Marque a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q131705 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Imagine a seguinte situação ocorrida no trânsito: ?uma pessoa em seu automóvel, depois de esperar pacientemente por um lugar em um estacionamento, contando os minutos para não chegar atrasada ao seu compromisso, se depara com uma vaga para estacionar. Cuidadosa e atenta, sinaliza e faz menção de ocupar a vaga. Então, repentinamente eis que surge alguém que corta sua trajetória e ocupa o lugar?. Em relação a esse fato, pode-se afirmar que houve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q133591 | Administração Geral, Planejamento estratégico, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas. I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela. II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos. III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias. IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos. Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q132017 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, seus principais teóricos e visão de homem (funcionário). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Teoria da Administração Científica ( ) H. Simon e D. McGregor; Homem Administrativo
2 - Teoria Contingencial ( ) L. V. Bertanlanffy e D. Katz; Homem Funcional
3 - Teoria Comportamental ( ) J. Woodward e A. Chandler; Homem Complexo
4 - Teoria Sistêmica ( ) F. W. Taylor e F. Gilbreth; Homem Econômico

Marque a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q132791 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q133276 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q132657 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Texto associado.

Sangrando espuma

Parou de chover e a baía de Angra está deserta. A superfície do mar é lâmina mesclada de verde e cinza onde a luz do sol, refletida, cria um céu cheio de estrelas. Ao fundo, ilhas e montanhas com suas escarpas cobertas, ainda, pela vegetação atlântica, formam um degradê que se esbate em direção ao infinito. Ouço o barulho de um motor. Surge no horizonte uma pequena lancha. Corta a superfície espelhada, que sangra espuma. A princípio aquilo me agride. Mas depois reconheço que há beleza nessa intervenção do homem. São os nossos rastros.

(SEIXAS, H. Contos mais que mínimos. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.)

 

Um texto literário possibilita, na maioria das vezes, leitura polissêmica. Sobre leituras desse texto, assinale a que NÃO é possível.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q133274 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q131902 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Aristóteles estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à quantidade: monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos; politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico: as três formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.