Questões de Concursos Prefeitura de Piedade SP

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil.

Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

De acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q5211 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Define-se como material–didático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q5194 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q5181 | Português, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
A grande amendoeira consente que balancem
suas largas folhas transparentes ao sol.
Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
com o mesmo tremor das samambaias
debruçadas nos vasos.
Fremem os bambus sem sossego,
num insistente ritmo breve.
O vento é o mesmo:
mas sua resposta é diferente em cada folha.
Somente a árvore seca fica imóvel,
entre borboletas e pássaros.
Como a escada e as colunas de pedra,
ela pertence agora a outro reino.
Seu movimento secou também, num desenho inerte.
Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
O vento que percorre o jardim
pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
ela não responderá mais nada,
hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

(Cecília Meireles. O Vento)
A autora desenvolve o tema do texto em três elementos distintos apresentados pela ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.