A campanha comemorativa dos 70 anos da Volkswagen do Brasil,
intitulada "VW Brasil 70: o novo veio de novo", atraiu queixas de
consumidores no Conar – Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária – e forte repercussão na
imprensa e redes sociais, com posições contrárias e favoráveis, ao
se utilizar de recursos de inteligência artificial (IA) generativa
híbrida para recriar a figura da cantora Elis Regina, já falecida,
cantando a música "Como nossos pais" junto com sua filha, Maria
Rita.
Em agosto de 2023, a decisão do órgão foi:
✂️ a) proibir a veiculação da peça comercial em todas as mídias,
por considerá-la enganosa para o público e desrespeitosa
com a imagem da cantora Elis Regina; ✂️ b) arquivar o processo, por entender que o anúncio cumpriu as
exigências de apresentação verdadeira do produto e não
alterou de modo desrespeitoso a personalidade de Elis
Regina; ✂️ c) proibir a veiculação da peça comercial em todas as mídias,
por se tratar de deepfake , com elementos que podem induzir
ao erro o público jovem, ao qual o anúncio se destinava; ✂️ d) liberar a veiculação da peça comercial apenas em ambiente
digital, exigindo sinalização com marca d’água informando
que foi produzida com inteligência artificial; ✂️ e) arquivar o processo, pois, com a morte de Elis Regina, sua
imagem passou a ser de domínio público e, portanto,
matéria-prima liberada gratuitamente para o uso de IA
generativa.