No ensino de Geometria, a utilização de recursos didáticos é
essencial para tornar os conceitos abstratos mais acessíveis e
compreensíveis aos estudantes. Conceitos como congruência e
semelhança de triângulos, previstos na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental,
exigem uma abordagem pedagógica que vai além da mera
memorização de definições, axiomas e teoremas. Recursos
didáticos concretos e digitais (como o GeoGebra) possibilitam
uma aprendizagem mais significativa, ao permitirem a
visualização e a experimentação, estimulando o raciocínio
espacial, a análise de propriedades e o desenvolvimento de
estratégias de resolução de problemas.
Um recurso didático e uma atividade que possibilitam favorecer a
compreensão prática e visual desses conceitos estão indicados
em:
a) aplicar jogos digitais de lógica matemática para estimular o
raciocínio abstrato, sem a necessidade de serem exploradas
representações geométricas.
b) promover a construção de triângulos utilizando papel vegetal
ou transparências e em aplicativos de geometria dinâmica,
determinar as medidas dos lados e dos ângulos e estabelecer
relações de igualdade ou de proporcionalidade entre as
medidas dos lados e relações de igualdade entre as medidas
dos ângulos.
c) trabalhar exclusivamente com definições, axiomas e
teoremas em sala de aula, reforçando a memorização dos
casos de congruência e semelhança para que haja o sucesso
na resolução de questões apresentadas em avaliações
elaboradas pelo professor e em avaliações externas.
d) utilizar a calculadora científica para resolver equações
lineares, e mostrar a importância do estudo da Álgebra para a
aprendizagem da Geometria e apresenta os casos de
congruência e os casos de semelhança de triângulos para que
os estudantes os memorizem e apliquem em atividades.
e) utilizar papel vegetal ou transparências para construir e
sobrepor os triângulos de um tangram e elaborar um cartaz
que apresenta os casos de congruência e os casos de
semelhança de triângulos para que os estudantes os
memorizem e apliquem em atividades, sem que seja
necessário a consolidação dos conceitos e procedimentos
associados a esses objetos de conhecimento.