Um docente está planejando uma aula na qual irá trabalhar com
seus estudantes o tema do meio ambiente e do desenvolvimento
sustentável, e estabelece como objetivo de aprendizagem
promover uma compreensão crítica do dilema entre
desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.
Como provocação aos estudantes ele apresenta o seguinte
excerto:
"Tendo em vista o grande desafio em garantir a manutenção
do meio ambiente, com o constante avanço e desenvolvimento
da humanidade e o uso ilimitado dos recursos naturais, nos
perguntamos: como é possível manter o desenvolvimento social
de forma ilimitada, com o uso de recursos naturais limitados?
Não seria isso um paradoxo?"
Girotti, Marcio Tadeu. A insustentabilidade do desenvolvimento
sustentável. Gestão, Inovação e Empreendedorismo , v. 1, n. 1, p. 46-58,
ago. 2018. Disponível em:
http://ojs.faculdademetropolitana.edu.br/index.php/revista-gestao- inovacao/article/view/13/6. Acesso em: 6 abr. 2025.
Qual das seguintes estratégias pedagógicas seria a mais
adequada para alcançar esse objetivo?
a) Organizar um debate estruturado em que grupos de
estudantes defendam diferentes perspectivas sobre o
desenvolvimento sustentável, com base em teorias
ecológicas e econômicas.
b) Exibir um documentário sobre catástrofes ambientais e pedir
aos estudantes que redijam um relatório resumindo as
consequências da exploração excessiva dos recursos naturais.
c) Explicar o conceito de desenvolvimento sustentável e solicitar
que os estudantes identifiquem os princípios enunciados nos
relatórios internacionais sobre o tema.
d) Pedir aos estudantes que pesquisem modelos históricos de
exploração de recursos naturais e analisem quais obtiveram
sucesso e quais causaram graves impactos ambientais.
e) Propor um experimento prático em que os estudantes
simulem a gestão de recursos naturais em uma sociedade
fictícia, apresentando um relatório com os resultados.