A continuación, va a leer un fragmento que trata de las
actividades de lectura en libros didácticos. “De início, podemos observar que a atividade é iniciada por um
pequeno texto que traz uma informação relevante para a
ativação do conhecimento prévio do estudante e, em seguida,
por uma questão que solicita, a partir dessa ativação, a
construção de hipóteses de leitura. Entretanto, nenhuma das
atividades posteriores retoma essa questão, o que acaba
tornando-a irrelevante no processo de construção da leitura
validada pelo livro. Vemos, assim, que, efetivamente, o
conhecimento prévio dos alunos-leitores novamente não ocupa
espaço de importância dentro da atividade, o que é reforçado
pelo fato de que nove das treze questões exigem o
desenvolvimento de uma leitura reprodutora, que parta quase
que exclusivamente das informações trazidas na linearidade do
texto (p. ex. 1 - Quem é a personagem principal desse conto? / 2 -
Por que essa personagem recebeu um nome diferente do de
outros patos? / 5 - Associe, no caderno, os momentos da história
às características de Milton / 10 - Como Milton se sentia em
relação aos outros patos? E os outros patos, o que pensavam
dele? / 12 - ...Quais destas características do conto “O patinho
bonito” são diferentes da história “O patinho feio?...). Nessa atividade, as questões de ativação do conhecimento prévio
podem ser incluídas em duas categorias: em uma primeira, elas
embasam a construção de questões de análise linguística, nas
quais o aluno precisa ativar conhecimentos linguísticos anteriores
para refletir sobre usos trazidos no texto (questões: 7, em que ele
precisa reconhecer o uso da caixa alta em uma fala de
personagem; 8, em que ele precisa reconhecer o uso do “era uma
vez” em histórias infantis; e 11, em que ele precisa reconhecer
sinônimos para duas palavras destacadas no texto). Já na
segunda categoria, elas solicitam a construção de relações
intertextuais com o conto original “O Patinho Feio”, na
questão 9.” VARGAS (2020): pp 48- 49.
Analice las afirmaciones sobre el fragmento.
I. La actividad de lectura presenta una cuestión de activación de
conocimiento previo y construcción de hipótesis de lectura.
II. Las actividades posteriores vuelven a la cuestión mencionada
anteriormente.
III. Predominan cuestiones de lectura de reproducción.
Señale:
✂️ a) Si sólo la afirmación I es correcta. ✂️ b) Si sólo la afirmación II es correcta. ✂️ c) Si sólo la afirmación III es correcta. ✂️ d) Si sólo las afirmaciones i y II son correctas. ✂️ e) Si sólo las afirmaciones I y III son correctas.