A continuación, va a leer un fragmento más del mismo artículo.
“A abordagem construída ao longo deste artigo buscou contribuir
para que vejamos que o debate sobre como a leitura é tratada na
escola precisa ir além da discussão sobre os textos que circulam
no tempo-espaço escolar. Observando os livros analisados, bem
como outros trabalhos que tratam do tema, vemos que o texto já
ocupa hoje um lugar consagrado na educação linguística escolar.
Materiais escolares diversos, principalmente os livros aprovados
no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) trazem textos em
profusão, de diversos gêneros, esferas, tempos, regiões,
variedades etc. Muitos, como vimos, já buscam, inclusive,
integrar o trabalho com a leitura com o trabalho com a produção
de texto e com a análise linguística, o que é efetivamente um
avanço. Entretanto, quando analisamos as atividades de leitura
trazidas nesses materiais, vemos que o modelo de leitura
desenvolvido com esses textos majoritariamente não foge do
modelo reprodutor que embasa as práticas mais tradicionais de
alfabetização, como exemplificado na tirinha que abre este texto.
Podemos dizer que, em alguma medida, passamos, ao longo de
todo o nosso processo de escolarização, por práticas de leituras
que nos exigem a repetição de textos, com momentos pontuais
de reflexão e/ou de invenção sobre eles. A presença de
atividades como as apresentadas neste texto, retiradas de
materiais recentes, evidencia isso, posto que nenhuma atividade
escolar de leitura deveria exigir a mera reprodução de
informações apresentadas explicitamente na linearidade dos
textos. Se isso, por um lado, me leva a crer que a leitura se
encaixa em um modelo escolar maior de reprodução (ou de uma
política de recognição), por outro, deve nos alertar para o fato de
que precisamos olhar com atenção para a didática da leitura que
se desenvolve ainda hoje na escola brasileira.” VARGAS (2020): p. 52.
Respecto a este fragmento, el autor hace distintas
consideraciones, a excepción de la siguiente opción:
✂️ a) En nuestro proceso de escolarización, las prácticas de lectura
exigen más que la repetición de textos. ✂️ b) El texto ya ocupa su lugar de destaque en la educación
lingüística. ✂️ c) Los libros aprobados por el PNLD incluyen textos de variedad
de distintos tipos. ✂️ d) Las actividades de lectura de estos mismos textos siguen el
modelo de reproducción. ✂️ e) La didáctica de lectura de la escuela brasileña merece más
cuidado.