Para avaliar o estágio de desenvolvimento das comunicações
internas, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
(ABERJE), em sua pesquisa de Tendências em Comunicação
Interna para 2024, usou os conceitos de Comunicação Interna (CI)
1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. Embora não sejam fases cronológicas, cada
passagem de fase representa evoluções tecnológicas e
incremento na participação dos colaboradores na comunicação
interna.
Por isso, nos 9% das empresas pesquisadas que estão na fase CI
4.0, a comunicação:
✂️ a) é integralmente gerada e controlada pela área de
comunicação interna, privilegiando a interação face a face de
modo a constranger a participação dos funcionários; ✂️ b) acontece por meio de redes sociais e ações via liderança, e a
área de comunicação interna atua como facilitadora de
conversas estratégicas e curadora de conteúdos; ✂️ c) faz parte do sistema oficial de compliance das organizações,
que recebem as demandas dos funcionários via canal
confidencial; ✂️ d) é instalada em circuito interno nas organizações e transmite
programas de interesse dos funcionários, podendo ou não
contar com a participação deles; ✂️ e) é um processo de comunicação que se origina dos
funcionários e que, quase sempre, é comandado por eles,
com o objetivo de se contrapor à comunicação oficial.