Eu tenho a força que me leva a cantar/ O Maracatu/ Papa
Jerimum/ Batendo o zambê na terra potiguar/ Ouça o som do meu
tambor/ Energia que me dá/ Seja negro ou de outra cor/ Proteção
de Orixá/ Viva ao rei, viva à rainha, viva à corte real/ Viva o baque
primeiro da cidade Natal
Loa “Zambêracatu”. Composição: Oyá Iyalê. Nação Zambêracatu.
Em 2012 foi fundada a Nação Zambêracatu, a primeira nação de
maracatu do Rio Grande do Norte, voltada a difundir as
sonoridades, os instrumentos, os ritmos e as danças afro-brasileiras no estado. Desde então, o grupo, que tem referência
musical no Maracatu de Baque Virado, vem se firmando e
crescendo na cena cultural e social potiguar.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o MaracatuNação, à exceção de uma . Assinale-a.
✂️ a) A matriz cultural afro-brasileira é marcada pelo modo de tocar
a alfaia, com as mãos, como na África, e pelo uso de cantos
muçulmanos, do Magreb islamizado. ✂️ b) A procissão é realizada por meio de um cortejo do conjunto
musical percussivo e da corte real dançante, formada por
rainha, rei, catirinas, baianas ricas, damas-do-paço carregando
as calungas, entre outros. ✂️ c) O batuque é comandado por um mestre de apito e é formado
por tambores de diversos formatos e tamanhos, além de
agbês, utilizados por alguns grupos. ✂️ d) O nome deste tipo de maracatu sinaliza a sua conexão com a
diáspora africana, uma vez que remete ao uso do termo nação
no contexto do escravismo nas Américas, usado para indicar o
porto africano de embarque. ✂️ e) A tradição musical deste ripo de maracatu é também ritualista
e possui como um dos fundamentos religiosos o Candomblé, o
Xangô, o Catimbó, entre outras religiões de terreiro.