O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo
dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo
entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser
ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o
escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar
significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja
capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para
a autonomia.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.
A construção de uma educação pautada pela autonomia
pressupõe
✂️ a) o direcionamento do foco para o desempenho do aluno, com
vistas à preparação para o mundo do trabalho. ✂️ b) a escolha de métodos ativos, com a participação direta dos
alunos. ✂️ c) uma seleção curricular calcada no critério da pertinência dos
conteúdos. ✂️ d) a eficaz transmissão dos saberes tradicionais, agregadores de
valores éticos. ✂️ e) a promoção de atitudes de respeito mútuo e de subordinação
às lideranças.