Na aula de Educação Física, cujo tema era o estudo do comportamento da pressão arterial antes, durante e após o exercício físico, o professor organizou a atividade da seguinte maneira: antes de iniciar o exercício físico, que teria intensidade de moderada a intensa, ele aferiu a pressão arterial dos estudantes, e pretendia aferir também durante e após a atividade. Um estudante apresentou, antes de iniciar, um registro de pressão arterial de 140/90 mmHg e tonturas. Qual atitude o professor deve tomar em relação a esse estudante?
✂️ a) Seguir com as atividades normalmente, pois esse valor de pressão arterial não pode ser considerado como hipertensão. ✂️ b) Recomendar que o estudante faça a atividade, porém em intensidade leve, já que, para se caracterizar hipertensão, não se pode considerar apenas um valor pontual. ✂️ c) Impedir que o estudante participe da atividade para evitar acidentes devido à tontura, mas o valor da pressão arterial aferida não é considerado hipertensão. ✂️ d) Recomendar que o estudante se hidrate bem e participe da atividade conforme foi planejada, averiguando a pressão arterial com frequência. ✂️ e) Impedir o estudante de participar da atividade e recomendar aos pais a investigação médica, pois a pressão combinada com sintomas pode corresponder a hipertensão.