Nos anos 60, durante o regime militar no Brasil, houve mudanças
no campo do Jornalismo Institucional, influenciando o modo como
as empresas e instituições se comunicavam com o público. Entre
elas, destaca-se
✂️ a) a criação da Empresa Brasileira de Notícias Institucionais
(EBNI), que centralizou a produção de conteúdo institucional
de empresas públicas e privadas, garantindo um rigoroso
controle estatal na comunicação interna das empresas. ✂️ b) a implementação do Decreto-Lei nº 972, que regulamentou a
profissão de jornalista e restringiu a prática do jornalismo
institucional e da assessoria de comunicação aos jornalistas
graduados a partir de 1969. ✂️ c) a publicação do Ato Institucional n.5 (AI5) que instituía a
autocensura nos jornalistas, impedindo-os de atuar
simultaneamente como assessores de imprensa e repórteres
da mídia hegemônica. ✂️ d) a fundação da Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial - ABERJE, uma associação profissional e científica,
que busca promover profissionalização e desenvolvimento da
comunicação em empresas e instituições. ✂️ e) a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que
impôs censura prévia aos veículos de comunicação
institucional de empresas privadas para proteger os dados dos
funcionários.