Quando o professor utiliza a avaliação como um processo de análise, tanto de sua prática pedagógica como dos caminhos utilizados pelos estudantes para aprender, elevando-se o patamar de compreensão sobre os resultados, passa-se a considerar as necessidades de ensino, tomando como base as reflexões alcançadas nos resultados avaliativos. Tal atitude leva os professores a construírem instrumentos de avaliação mais coerentes e assertivos, conduzindo-os a decisões mais acertadas no que diz respeito à garantia das aprendizagens em sala de aula. PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco : Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 32. A partir desse entendimento apresentado pelo Currículo de Pernambuco, é possível concluir que a avaliação em Arte deve
✂️ a) ser aplicada de forma padronizada para garantir a comparabilidade dos resultados entre diferentes turmas e instituições. ✂️ b) ser entendida como um processo isolado com o objetivo principal de quantificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ministrados. ✂️ c) focar em habilidades e competências que podem ser facilmente mensuradas por meio de provas objetivas ou testes padronizados. ✂️ d) ser um processo contínuo e reflexivo, auxiliando o professor a refletir sobre a prática pedagógica e os processos de aprendizagem dos estudantes. ✂️ e) servir para identificar os estudantes que necessitam de reforço, sem influenciar a prática pedagógica do professor.